PUBLICIDADE

Chuva volumosa entre domingo e segunda no Rio Grande do Norte

Muita chuva e acumulados elevados previstos entre domingo(03) e a quarta (06) entre Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e o litoral do Ceará

2 jul 2022 - 15h12
(atualizado às 16h53)
Ver comentários
Publicidade

Foto: Climatempo

Por: Alana Araújo e Fabiene Casamento

O Nordeste do Brasil nos últimos dias vem registrando bastante chuva, como nos municípios de Alagoas e de Pernambuco que em 48 horas, ou seja entre às 14h17 do dia 30 de junho e às 14h17 de 02 de julho, acumularam entre 150 e 205mm em seus municípios. 

Foto: Climatempo

Gráfico do Volume de chuva no Brasil em 48 horas entre os dias 30 de junho e 02 de julho. Fonte: Cemaden

Foto: Climatempo

Mapa do volume de chuva entre os dias 26 de junho e 02 de julho de 2022. Fonte: Climatempo e dados do INMET.

Tendência para os próximos dias

Para os próximos dias, as precipitações devem aumentar pela Região Nordeste do país. Com destaque para a chuva bem volumosa e intensa no litoral Nordestino, entre o litoral do Ceará, sobre o Rio Grande do Norte, e o leste da Paraíba e de Pernambuco. Com valores que podem ficar na média entre 100 e 300mm, até quarta-feira(06). 

Isso tudo se deve à um novo episódio de ondas de leste, que são instabilidades que têm origem no continente africano e se propagam em direção à América, na região tropical do globo, cruzando o oceano atlântico. Ela geralmente traz muita umidade do oceano e chuvas volumosas no norte e leste nordestino, durante as estações de outono e inverno e tem um período de 3 e 6 dias durante cada atuação. Mas, há casos que podem chegar aos 10 dias.

Atenção especial para o Rio Grande do Norte, que terá chuva frequente e com os maiores volumes previstos, com potencial para danos (como deslizamentos de terra e enchentes), principalmente neste domingo e na segunda-feira (04)

No norte do Maranhão e do Piauí também terão pancadas de chuva, de moderada a forte neste final de semana até o próximo sábado, 09 de julho.

De maneira geral, na Região Nordeste também há previsão de rajadas de vento entre os dias 02 e 06 de julho de 2022.

Foto: Climatempo

Acumulado de chuva entre os dias 02 de julho de 2022 à 06 de julho de 2022 .Fonte: Climatempo

Climatempo
Publicidade
Publicidade