PUBLICIDADE

Chuva vai aumentar no Sudeste nos últimos dias de setembro

SP, MG e RJ terão mudanças no tempo

27 set 2017 - 15h30
(atualizado às 18h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O sol forte, o calor e o tempo seco predominante na maior parte do Sudeste durante quase todo o mês de setembro será lembrado em 2017, mas um aumento nas condições de chuva está previsto justamente para os últimos dias do mês e na virada para outubro.

Setembro termina com ventania no centro-sul do BR

Chance de chuva aumenta em MG e RJ

Uma nova frente fria avança pelo mar e passa pelo litoral paulista nesta quinta-feira (27), mas o sistema terá pouca influência com relação à chuva. A nebulosidade tende a aumentar sobre o litoral de São Paulo, a região metropolitana e o litoral do Rio de Janeiro, mas sem previsão de chuva nessas áreas.  

Ao mesmo tempo, a passagem de um cavado pelo Sudeste provoca uma alteração na circulação dos ventos e algumas instabilidades tendem se formar entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Há possibilidade de voltar a chover em Belo Horizonte, municípios da Zona da Mata mineira, do Vale do Rio Doce e do sul de Minas Gerais. A capital mineira completou 105 dias sem chuva na terça-feira (26).  A última chuva na cidade aconteceu em 13 de junho com 12,6 mm acumulados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

O interior do Rio de Janeiro e a região serrana também poderão ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde desta quinta-feira. No estado de São Paulo, apenas o Vale do Paraíba tem chance de pancadas de chuva a partir da tarde. 

Já no caso do Espírito Santo, a chuva que ocorrer será muito rápida e fraca, resultado da formação de algumas nuvens sobre o interior e o norte do estado. 

Foto: Gilberto Prazeres. Simonésia/MG / Climatempo

Previsão de chuva até o final da semana 

"As condições de chuva aumentam sobre mais áreas do Sudeste na sexta-feira (29) e durante o fim de semana", avisa a meteorologista Josélia Pegorim. Serão diversos fatores meteorológicos que vão contribuir para o aumento das áreas de instabilidade. 

Nestes últimos dias de setembro, Belo Horizonte e centro-sul de Minas Gerais voltam a ter chuva, assim como o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro. O centro-norte de Minas Gerais e o Espírito Santo devem ser beneficiados com o aumento da umidade principalmente no domingo (1). 

O retorno das pancadas de chuva sobre grande parte do Sudeste poderá acumular volumes expressivos até os primeiros dias de outubro, de acordo com as projeções dos modelos meteorológicos. 

Confira no mapa o aumento da chuva estimado para o Sudeste e estados do centro-sul do Brasil até o começo de outubro:

 

Previsão Brasil - Condições de chuva aumentam no BR :
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade