PUBLICIDADE

Chuva prejudica colheita do trigo no RS

Ausência de chuva atrapalha plantio soja no SE

9 out 2017 - 11h57
Compartilhar
Exibir comentários

A semana começa com a previsão de pouca chuva para toda a região centro-norte do Brasil. Não será uma ausência total de chuvas ao longo da semana, mas os maiores volumes de chuvas estarão sendo registrados apenas sobre a Região Sul sendo que as regiões produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deverão receber mais de 100 mm de chuvas até a próxima quinta-feira. Tais condições meteorológicas colocam em risco a colheita do trigo, bem como o plantio do milho e da soja.

Para a cultura do arroz, apenas a região da fronteira oeste é que deverá ter problemas no começo de semana, porém, após a quarta-feira (11), há previsão de que venha ocorrer pancadas de chuva sobre grande parte da metade sul gaúcha, o que atrapalhará o avanço do plantio do arroz, que já está bem prejudicado pelas chuvas regulares que vem ocorrendo, desde o início da safra - setembro.

Essa ausência de chuvas regulares sobre as regiões produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo da semana manterá as condições de plantio da soja complicadas, já que muitos produtores já paralisaram a atividade por conta do baixo índice de umidade no solo. Contudo, como não será uma ausência total de chuva, mais sim, chuva irregular os produtores continuam tendo condições de prosseguir com o plantio.

Em Goiás, cerrado mineiro e em, praticamente, todo o Matopiba, os próximos 10 dias serão realmente de tempo aberto e com pouca possibilidade de ocorrência de chuva generalizada. A tendência é que venham ocorrer apenas pancadas muito isoladas de chuvas sobre o sudoeste goiano.

Cautela no plantio da soja

Os produtores devem ter cautela e paciência para seguir com o plantio da soja, já que não há previsão de chuva generalizada para as regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e em todo o Matopiba. O plantio só deverá ocorrer nas áreas que já receberam bons volumes de chuva e que tenham bons perfis de solo. O mapa de chuva mostra a perspectiva de volume previsto para o fim de semana o que irá possibilitar que o plantio avance sem grandes problemas.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Fique por dentro das análises meteorológicas no Blog do AgrolimaPro

Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.

Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade