PUBLICIDADE

Chuva prejudica colheita do café

Algodão registra perda na qualidade da pluma

17 ago 2017 - 11h23
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma linha de instabilidade continua atuando sobre a faixa central do Brasil e mantem o tempo fechado com chuva em grande parte dos municípios dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e faixa oeste do Mato Grosso. Além destas localidades, há previsão de chuva também sobre a faixa litorânea de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. No restante do Brasil, o tempo segue aberto e sem previsão de chuva.

Foto: Climatempo

No Paraná, a chuva favorece a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo, assim, melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de trigo. Contudo, as perdas tanto pela forte estiagem ocorrida durante os meses de junho e julho, assim como a geada dos dias 18 e 19/07, são irreversíveis e já há casos de produtores estarem abandonando suas lavouras, pois a produtividade é tão baixa que não valerá a pena colocar as colheitadeiras no campo.

Tudo sobre o alerta de risco de condição severa

Em São Paulo, a chuva tem prejudicado o andamento da colheita do café e da cana de açúcar, porém, os produtores estão alegres com o retorno das chuvas, principalmente os canavieiros, já que o aumento dos níveis de umidade do solo beneficia o desenvolvimento das lavouras que irão ser colhidas entre setembro e dezembro, conferindo assim, um melhor rendimento.

No caso do café, o grande problema é a chuva provocar uma florada, já que o forte déficit hídrico de julho ocasionou uma boa indução floral e há muitas lavouras apresentando dentro do campo botões florais bem maduros, esperando apenas a chuva para abrir. Uma florada agora poderá ser bem indesejada, já que os modelos de previsão não sinalizam uma continuidade regular das chuvas para os próximos 45 dias.

Receba o boletim semanal sobre a quantidade de água disponível no solo

No Mato Grosso, as chuvas que vem ocorrendo desde o final de semana em alguns pontos, chegaram a atingir áreas de algodão, o que levou a algumas perdas na qualidade das plumas. Infelizmente, em um ano que tanto as médias de produtividade quanto de qualidade estão excepcionais. No caso do milho, o impacto foi mínimo e extremamente insignificante, mesmo para aqueles milhos que estão sendo armazenados a céu aberto.

Próximos dias

A tendência para os próximos dias é de continuidade das chuvas em grande parte da região centro-sul do Brasil. Áreas de instabilidade de uma frente fria estarão avançando sobre as regiões Sul e Sudeste e provocando chuvas em diversos municípios, desde o Rio Grande do Sul até Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Ou seja, de um lado as chuvas possibilitarão uma melhor condição ao desenvolvimento das lavouras, mas de outro podem atrapalhar e causar alguns prejuízos às lavouras de algodão, café e cana de açúcar. Vale lembrar também que chuva agora nas regiões produtoras de soja poderá induzir o brotamento de soja guaxa, hospedeira da ferrugem asiática, o que poderá levar a uma pressão maior dessa doença, ao longo da safra 2017/18.

Geada

Uma massa de ar polar de intensidade moderada estará avançando sobre o centro-sul do Brasil entre os dias 21 a 22/08, ocasionando o declínio das temperaturas mínimas. Os modelos de previsão indicam risco de geada fraca a moderada em áreas de Bagé (RS), Santa Maria (RS) e Passo Fundo (RS), Caxias do Sul (RS) e Campos Novos (SC). Porém, a massa de ar polar deverá ser monitorada para ver se terá ou não potencial para ocasionar algum impacto no trigo.

Veja também: Chuva na hora da colheita algodão

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. Quer saber como? Clique aqui  

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade