PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva pode ser forte no Norte do RJ nesta quinta

Nova frente fria passa pelo litoral fluminense no fim de semana e condições para chuva são altas até o domingo

20 nov 2019 - 23h03
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva não deu trégua no Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro durante o feriado de 20 de novembro. A chuva se intensificou na noite do dia 19, terça, e no período de 24 horas até a noite da quarta choveu mais de 100 mm em vários municípios. 

A situação ainda é de alerta para o Norte/Noroeste Fluminense nesta quinta-feira, 21 de novembro, pois a chuva deve continuar persistente podendo cair moderada a forte em algumas horas. Há risco de elevação perigosa do nível de córregos e rios, até de enchentes, além de alagamentos e de deslizamento de terra.

O risco de desastre é maior em áreas que já estão com o solo encharcado devido ao excesso de chuva das últimas 24 horas.

Grande Rio e outra regiões 

As áreas de instabilidade que estão sobre o estado do Rio de Janeiro deixam muita nebulosidade e provocam chuva sobre todas as regiões fluminenses durante esta quinta-feira. 

Na região dos Lagos e na Serra, a chuva acontece a qualquer hora e pode cair moderada em alguns momentos.

Na cidade do Rio de Janeiro, nos demais municípios do Grande Rio, na Costa Verde e Médio Paraíba, o dia é com muitas nuvens, períodos de mormaço e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas por enquanto não tem alerta especial para estas regiões.

Foto: Climatempo

Foto de Nilson Mozer, Macaé (RJ)

Volumes de chuva

A média de chuva em novembro no Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro varia de 150 mm a 200 mm, pelos cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Apenas no período de 24 horas entre o meio da noite do dia 19 e o meio da noite do dia 20 de fevereiro choveu mais 100 mm em alguns locais.

Confira alguns volumes de chuva elevados observados em locais do Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro, entre 21 horas do dia 19 e 21 horas de 20 de novembro de 2019, pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

Macaé/Glicério: 135,8 mm

Cambuci/Centro: 127,2 mm

Itaocara/Centro: 111,4 mm

Campos dos Goytacazes: 76,6 mm

Aperibé/Verdes Campos: 74,2 mm

São Fidélis: 58,8 mm

São Francisco de Itabapoana/Barra de Itabapoana: 57,4 mm

Santo Antônio de Pádua/Centro: 50,2 mm

O INMET registrou 111,6 mm em Campos dos Goytacazes no período entre 20 horas do dia 19 e 20 horas de 20 de novembro. Neste local já choveu quase 280 mm desde o início de novembro, sendo que a média normal de chuva para o mês é de aproximadamente 163 mm.

Nova frente fria

As áreas de instabilidade enfraquecem na sexta-feira, 22, e a nebulosidade diminui sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Será um dia com várias horas com sol e tempo seco, mas tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

As condições para chuva aumentam no próximo fim de semana com a passagem de outra frente fria pelo litoral fluminense.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade