1 evento ao vivo

Chuva pode causar problemas em SP nos próximos dias

Todo o estado fica em alerta para chuva forte e volumosa até o domingo. Litoral em atenção para queda da barreiras.

14 fev 2019
15h02
  • separator
  • 0
  • comentários

A chuva pode causar problemas em muitas áreas do estado de São Paulo nos próximos dias, inclusive na Grande São Paulo e no litoral, onde tivemos alagamentos no início da semana. O tempo volta a ficar bastante instável durante esta sexta-feira, 14 de fevereiro quando São Paulo começa a sentir a influência de um grande e forte sistema de baixa pressão atmosférica que avança do Sul do Brasil. No fim de semana, o centro deste sistema de baixa pressão passa sobre o estado de São Paulo e se afasta para o mar apenas na durante a segunda-feira.

Este grande sistema de baixa pressão atmosférica se organiza desde a superfície até os níveis mais elevados (em torno de 10 mil metros), e esta é uma situação bastante propícia à ocorrência de chuva forte, volumosa e que se prolonga por muitas horas.

Entre a sexta-feira, 15, e a segunda-feira, 18, há risco de alagamentos, de transbordamento de córregos e rios, de deslizamento de terra e queda de barreiras no estado de São Paulo.

Litoral é área de grande risco

O risco de deslizamento e queda de barreiras é mais elevado no litoral por causa dos recentes eventos de chuva muito forte e volumosa, que encharcaram o solo. O mais recente ocorreu entre terça e quarta-feira, 13, quando choveu cerca de 150 mm em Ubatuba. A região de São Vicente voltou a ser alagada. Na semana passada, a chuva forte alagou diversas áreas no litoral norte e na Baixada Santista.

A presença da baixa pressão atmosférica no fim de semana próxima do litoral paulista causa ventos fortes que vão deixar o mar agitado.

Risco de temporal nesta sexta

Nesta sexta-feira, 15, volta o risco de temporais a partir da tarde em todas as regiões do estado de São Paulo. A chance de chover pela manhã é pequena, mas a partir da tarde vão ocorrendo pancadas de chuva com raios, e o risco de temporais é maior à noite, quando a chuva deverá ser mais generalizada e mais volumosa. A região da cidade de São Paulo também deve ter chuva forte a partir da tarde.

Foto: Climatempo

Foto de André C., São Paulo (SP)

Muita chuva no fim de semana

No sábado, 16, o centro da baixa pressão atmosférica deve se deslocar pelo interior de São Paulo, mas ao mesmo tempo, outro centro de baixa pressão começa a se desenvolver no mar, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A circulação ciclônica (sentido horário) que vai predominar sobre São Paulo durante o sábado vai manter todo o estado com predomínio de céu nublado e chuva. Será um sábado de chuva, temperatura amena e com risco de chuva forte em alguns momentos, com raios e ventos moderados a fortes.

No domingo, 17 de fevereiro, o tempo ainda estará bastante instável em todo o estado de São Paulo. Há previsão de chuva a qualquer hora, que deve se manter com fraca a moderada intensidade pela manhã. Mas a chuva ganha força durante a tarde e pode cair moderada a forte e  com risco de raios à tarde e à noite.

Vento forte

Durante a sexta-feira, 15, e no fim de semana, rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h podem ocorrer em diversas áreas de todo o estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo. As fortes rajadas poderão vir da passagem das grandes nuvens cumulonimbus, mas no fim de semana também poderão ocorrer pela proximidade do núcleo de baixa pressão atmosférica que se organiza entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O litoral paulista ainda poderá ter fortes rajadas de vento durante a segunda-feira, 18 de fevereiro.

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade