PUBLICIDADE

Recife já recebeu quase 280 mm em 48 horas

A situação é de alerta máximo por causa de vias alagadas e inundadas, além de risco iminente para deslizamento de terras e novas enchentes.

25 mai 2022 07h22
| atualizado às 13h39
ver comentários
Publicidade

Áreas de instabilidade associadas a um DOL (Distúrbio Ondulatório de Leste) espalham nuvens carregadas no leste do Nordeste, entre Sergipe e a Paraíba, que provocam chuva forte.

A chuva cai de forma persistente com moderada a forte intensidade nas regiões da Zona da Mata de Pernambuco e da Região Metropolitana de Recife.

Foto: Climatempo

O acumulado em 2 dias já passam dos 200 mm em diversas cidades do estado do Pernambuco, inclusive no Recife. Entre aproximadamente 13 horas do dia 23 e 16 horas de 25 de maio de 2022, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foram 275,2 mm em Recife/Dois Vizinhos.

A situação é de alerta máximo por causa de vias alagadas e inundadas, além de risco iminente para deslizamento de terras e novas enchentes.

Foto: Climatempo

Foto: Getty imagens

Famílias já estão desalojadas na capital devido às fortes chuvas que não param de cair. A média de chuva para Recife em maio é de 312mm, neste mês já choveu 280mm em Alto Mandu, segundo dados do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. 

Praticamente toda essa chuva aconteceu na cidade há 5 dias. Toda essa chuva está associada primeiro por uma frente fria estacionária que atingiu a região na sexta-feira (20) da semana passada e desde segunda (23), pelas ondas de leste.

Volumes de chuva 

Confira os maiores volumes de chuva em 48h, entre 13 horas da segunda-feira (23) e 13 horas desta quarta-feira (25):

Olinda/Bonsucesso(PE): 281,2mm

Recife/Dois Unidos(PE): 275,2mm

Jaboatão dos Guararapes/Prazeres (PE): 249,8mm

Cabo de Santo Agostinho/Enseada dos Corais(PE): 244,4mm

São Lourenço da Mata (PE): 242,8mm

 

Tendência

A chuva persiste por toda a faixa litorânea do Nordeste nos próximos dias! Os acumulados continuam elevados em vários municípios devido à chuva forte e de forma frequente. Confira a previsão completa: Ondas de leste provocam 300 mm de chuva nas capitais do Nordeste

Climatempo
Publicidade
Publicidade