PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva paralisa atividades no campo no Centro-Oeste

Há expectativa de volumes elevados de chuva na região do Pantanal. Veja

12 nov 2021 - 15h08
(atualizado em 19/11/2021 às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Os trabalhos no campo avançam nas áreas produtoras brasileiras. De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), 88% da soja foi instalada, o milho quase concluído com 98% até o dia 08/11. Ainda de acordo com o órgão, a safra de trigo paranaense está praticamente colhida com 93%. 

 

São Paulo e Minas

Dados do dia 07/11 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que a colheita das áreas de trigo paulistas já estão praticamente concluídas com 98%. O plantio da soja alcança 75% e do milho 70%. Em Minas Gerais, 63% das áreas de soja foram instaladas.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul avança com o plantio da soja e 88% das áreas já foram instaladas. 

Em Goiás, 76% das áreas de soja, 65% das áreas de milho e 37,6% das áreas de arroz estão instaladas até 07 de novembro. 

"No meio da chuvarada toda que cai sobre o Centro-Oeste e paralisa as atividades de campo, uma boa notícia é a chuva forte prevista para todo o Pantanal entre hoje (12/11) e quarta-feira (17/11). Não será estranho acumulados de 150mm", prevê Celso Oliveira, meteorologista.

Nordeste

Neste último boletim da Conab, do dia 07/11, consta que na Bahia e no Maranhão, foram realizados trabalhos de plantio em um total de 40% das áreas de soja. Na Bahia, ao todo foram plantados 16% das áreas de milho e no Maranhão o milho avança lentamente com 5%. No Piauí, 12% das áreas de soja foram instaladas. 

Foto: Climatempo

Sul

Santa Catarina avança com a soja e 46,9% das áreas já estão instaladas, de acordo com dados da Conab. Ainda de acordo com a instituição, 91,6% das áreas de milho, 95,5% das áreas de arroz foram plantadas e 53,8% das áreas de trigo colhidas.

No Rio Grande do Sul: 70% do trigo foi colhido até 11 de novembro. Com relação a primeira safra de milho, há relatos de déficit hídrico na cultura em Ijuí e de Santa Rosa, de acordo com a Emater.

"A boa notícia, no entanto, é que há expectativa de chuva forte a partir do dia 16 de novembro", adianta Oliveira. 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade