PUBLICIDADE

Chuva no Rio Xingu

Pancadas podem atrapalhar as buscas

24 ago 2017 - 07h26
(atualizado às 07h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Entre a noite de terça-feira (22) e a madrugada de quarta-feira (23), uma embarcação naufragou no Rio Xingu provocando a morte de pelo menos 10 pessoas. As buscas continuam na região e podem ser dificultadas pelas pancadas de chuva previstas para hoje.

Foto: Climatempo

Foto: ASCOM / IDEFLOR-BIO (17/02/2017)

Condições do tempo no momento do acidente

As imagens de satélite mostram a presença de nuvens carregadas, que provocavam chuva na região. É possível observar o deslocamento de uma linha de instabilidade de nordeste para o sudoeste do estado do Pará e passando pela região do Rio Xingu.

Foto: Climatempo

Imagens de satélite no momento do acidente. O colorido representa a formação de nuvens carregadas

Essa chuva não ocorria de forma contínua, vinha em forma de pancadas, uma situação que já vinha acontecendo ao longo dos últimos dias. Tanto que segundo informações do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) a cota do Rio Xingu em Porto de Moz era de 288cm, sendo que o patamar de inundação é acima de 500cm.

Previsão do tempo hoje

As buscas continuam na região segundo informações do Corpo de Bombeiros, no entanto as condições do tempo podem prejudicar o trabalho. Há previsão para pancadas de chuva que em alguns momentos podem vir com forte intensidade. Essa chuva se deve a formação de áreas de instabilidade geradas pelo abafamento do ar, ou seja, temos temperaturas altas e umidade o suficiente na região para provocar o desenvolvimento das nuvens.

Foto: Climatempo

Previsão de chuva para hoje

Saiba mais sobre o nosso Serviço de Monitoramento e Alertas

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade