PUBLICIDADE

Chuva muito volumosa sobre Goiás e Minas Gerais

Chuva de outubro supera ligeiramente a média em Goiânia e está próxima da média normal em Belo Horizonte. Veja como fica o fim de semana nestes estados.

19 out 2018 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários

Goiás e Minas Gerais foram os estados que tiveram chuva mais volumosa entre a manhã da quinta-feira, 18, e a manhã desta sexta-feira, 19 de outubro. Dos 10 maiores volumes de chuva registrados pelo INMET neste período, 8 ocorreram nestes dois estados.

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste e a circulação dos ventos na média e alta atmosfera intensificaram as áreas de instabilidade sobre Goiás e sobre Minas Gerais, que já vinham se formando nos últimos dias com o grande acúmulo de calor e de ar úmido e a passagem de outra frente fria no começo da semana.

A tabela mostra os 10 maiores volumes de chuva registrados pelo  Instituto Nacional de Meteorologia entre 9 horas do dia 18 e 9 horas de 19 de outubro de 2018, horário de Brasília.

Local

UF

Chuav em 24h (mm)

Guarda-mor

MG

93,6

Porto Murtinho

MS

90,4

Itumbiara

GO

84,8

Rio Verde

GO

83,8

Sete Quedas

MS

71,6

Paraúna

GO

69,4

Edeia

GO

65,2

Paracatu

MG

63,2

Patrocínio

MG

59,0

Campina Verde

MG

57,8

Muita chuva em Goiânia e em Belo Horizonte

Choveu muito em Goiânia entre ontem e hoje. A chuva veio com vento forte e raios. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 52,9 mm entre 9 horas do dia 18 e 9 horas de 19 de outubro. Foi um volume de chuva bastante elevado correspondendo a 34% da média de chuva normal para outubro que é de aproximadamente 155 mm.

Pela medição INMET, Goiânia já acumulou 161,4 mm em outubro, 4% acima da média.

A chuva também não deu muita trégua na capital mineira nos últimos dias. Em Belo Horizonte, o INMET registrou 43,5 mm entre 9 horas do dia 18 e 9 horas de 19 de outubro. O total acumulado em outubro subiu para 86,6 mm, valor que está apenas 17% abaixo da média normal para outubro que é de aproximadamente 105 mm.

A chuva foi muito volumosa nesta sexta-feira também no Distrito Federal. Brasília registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas desde meados de abril.

Foto: Climatempo

Foto de Willian Bazoli, Belo Horizonte (MG)

Previsão para o fim de semana

A frente fria que passou pelo Sudeste fica no litoral da Bahia neste fim de semana e vai ajudar a manter áreas de instabilidade sobre Goiás e sobre parte de Minas Gerais.

Em Goiânia e na maioria das áreas de Goiás e no Distrito Federal, o tempo fica instável no fim de semana, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva moderada a forte e de raios. Não deve chover forte no sul goiano.

A região Noroeste de Minas Gerais, o Vale do rio Doce e o Vale do Jequitinhonha podem ter chuva moderada a forte neste sábado. Porém, no domingo, apenas o Noroeste Mineiro ainda poderá ter chuva com raios e tem risco de chuva forte.  O Doce e o Jequitinhonha ficam bastante nublados, mas com pouca chuva.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade