PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva forte e ventania no Sul do BR nesta terça

Rajadas de vento da ordem de 100 km/h podem ocorrer nos três estados.

25 nov 2019 - 23h12
Compartilhar
Exibir comentários

Fortes áreas de chuva avançaram do Uruguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul a partir do fim da tarde da segunda-feira, 25 de novembro, provocando chuva forte e ventania em áreas gaúchas.

Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, uma rajada chegou aos 89 km/h entre 19 horas e 20 horas, com 33,2 mm de chuva em 2 horas. As medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia.

A animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostra  vários núcleos de chuva forte se espalhando sobre o Rio Grande do Sul. As nuvens mais pesadas, com maior potencial para tempestade, aparecem em tons de vermelho e amarelo.

Foto: Climatempo

Terça-feira com alerta para temporais

A terça-feira é de alerta para temporais sobre o Sul do Brasil. Fortes áreas de instabilidade se espalham sobre a Região no decorrer do dia. Além da chuva forte e volumosa, há risco de ventania e granizo. Confira alerta especial.

A chegada de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina vão gerar nuvens muito carregadas sobre o Sul do Brasil durante esta terça-feira, 26 de novembro. 

Os três estados da Região Sul do Brasil ficam sujeitos a temporais, com raios e intensas rajadas de vento. De forma geral, as rajadas mais fortes devem variar de 80 km/h a 100 km/h, mas não se descarta que algum local tenha ventos com mais de 100 km/h.

A maioria das pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, inclusive sobre as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. 

No oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul, a chuva ocorre a qualquer hora, desde a madrugada. 

Foto: Climatempo

Foto de Eder Luiz de Mello, Santa Maria (RS)

Alerta especial

Nesta terça-feira vale um alerta especial para o oeste de Santa Catarina e para o centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul. Nestas regiões o perigo de danos é maior, porque além dos raios e do risco de ventania da ordem de 100 km/h, a chuva nestas regiões deve ser muito volumosa.

A quarta-feira. 27, ainda será com alerta para chuva e vento fortes nos três estados, mas o tempo volta a secar na quinta-feira, 28.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade