PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva forte e raios no Ceará

Veja como fica o tempo nos próximos dias no Nordeste

21 fev 2019 - 11h17
Compartilhar
Exibir comentários

A intensificação dos ventos marítimos, a atuação do vórtice ciclônico de alto níveis (VCAN) e a influência da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ajudaram na formação de nuvens carregadas na costa norte do Nordeste. 

Choveu forte com raios no Ceará. Desde a meia noite foram contabilizados no estado do Ceará, 5196 descargas elétricas atmosféricas. Na capital Fortaleza, foram 105 raios. Os dados são da earth networks.

Com relação a chuva, nas últimas 6 horas, foram registrados 43,2 milímetro em Quixadá, e 15,2 milímetros em Tauá, segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.

Na capital, nas últimas 6 horas, foram registrados 58,2 milímetros na estação AC Parangaba do CEMADEN -  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.    

No decorrer desta quinta-feira, ainda há condições para pancadas de chuva isoladas e fortes acompanhadas de raios em toda a costa norte do Nordeste.

No sul da Bahia, e na capital Salvador o predomínio é do ar seco que inibe a ocorrência de chuva. Nas demais áreas, do Nordeste, o calor e a alta umidade favorecem a formação de nuvens e a ocorrência de pancadas isoladas à partir da tarde.  

Foto: Climatempo
Foto: Alexandre Lima. Fortaleza/CE

Próximos dias

Na sexta-feira, a ZCIT -  Zona de Convergência Intertropical  ainda terá influência sobre a costa norte do Nordeste e novamente as regiões próximas ao litoral do Ceará e do Maranhão vão observar a formação dos grandes núcleos de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva isoladas de até forte intensidade, em alguns momentos do dia acompanhadas de raios. 

A região de Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Salvador seguem com tempo firme. Nas demais áreas, o sol aparece, esquenta e faz calor. À partir da tarde por causa do aquecimento as nuvens se formam e ocorrem pancadas isoladas de chuva de moderada a forte intensidade.      

Pelo menos até o fim de semana, as condições são para chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia intercalando períodos de sol e muita nebulosidade sobre a costa norte do Nordeste, comenta o meteorologista Daniel Orlandi.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade