PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva forte e queda da temperatura no Sul do BR

Alerta para mar agitado e ventos fortes

12 mai 2017 - 17h16
(atualizado em 13/5/2017 às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Temporais no fim de semana

Uma forte área de baixa pressão atmosférica está passando sobre o Rio Grande do Sul e espalha nuvens carregadas sobre todos os estados no decorrer deste sábado (13). Esta baixa pressão começou a se intensificar entre o norte da Argentina e o Paraguai na sexta-feira, 12, e alcança o mar no domingo, 14 de maio.

Já choveu muito em muitas áreas gaúchas nas últimas 24 horas. De acordo com o INMET, os acumulados de chuva entre 10h de sexta-feira (12) e 10h de sábado (13) estavam entre 100 e 120 milímetros em Uruguaiana, Bagé, Santana do Livramento, Encruzilhada do Sul e Mostardas, e entre 80 e 10 mm em Canguçu, Caçapava do Sul, São Gabriel e Quaraí. O tempo continua muito instável neste sábado. Há risco de chuva e de ventos fortes nos três estados, mas a chuva mais forte e volumosa se concentra sobre o Rio Grande do Sul. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas devem ficar entre 70km/h e 90km/h.

Foto: Climatempo

Instabilidade enfraquece no domingo

Durante o domingo, com o afastamento da baixa pressão atmosférica para o mar, as áreas de instabilidade vão sair da Região Sul no decorrer do dia. Ainda deve chover na madrugada e manhã em muitas áreas do Paraná, no norte, leste e sul de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sul, mas a chuva não deve cair forte como no sábado.

Mar muito agitado

A presença da baixa pressão atmosférica no litoral da Região Sul deixa o mar muito agitado no domingo. As ondas podem alcançar 2,0 m a 2,5 m especialmente no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Tarde mais fria do ano em Porto Alegre

Chuva e muita nebulosidade derrubaram a temperatura em Porto Alegre na sexta-feira (12). A capital gaúcha teve a tarde mais fria o ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de apenas 18,6°C. O recorde anterior era 19,6°C no dia 27 de abril.

A temperatura caiu em todo o Rio Grande do Sul, mas em Santa Rosa, ainda fez calor de até 28°C. Em Santa Catarina, a temperatura máxima foi de 26,0°C em São Miguel do Oeste e no Paraná, a máxima alcançou 28,5°C, em Planalto.

Temperatura em declínio

A temperatura vai baixar em toda a Região Sul do Brasil no fim de semana por causa da chuva e excesso de nebulosidade, mas também da entrada de ar frio de origem polar. Não há previsão de temperaturas abaixo de zero e nem de geada, mas a sensação de frio já predomina neste sábado no Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná. A temperatura fica amena também no domingo. A segunda-feira será mais fria.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade