PUBLICIDADE

Chuva forte alaga em São Paulo e córrego Ipiranga transborda

Rajada de vento chegou aos 81 km/h em Guarulhos. Há risco de chuva forte na sexta-feira. Veja como vai ficar o tempo no fim de semana.

13 dez 2018 - 17h24
Compartilhar
Exibir comentários

Como previsto, a chuva veio mais forte e mais cedo sobre a Grande São Paulo. As nuvens carregadas se formaram por causa do intenso calor e da passagem de uma frente fria ao largo do litoral sul do estado de São Paulo. Embora sem força para fechar o tempo em todo o estado de São Paulo, a passagem desta frente fria facilitou o crescimento das áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo.

A chuva veio forte em pouco tempo, com raios e rajadas de vento. Houve queda de granizo na região de Guarulhos e no  bairro do Jabaquara, na zona sul da capital paulista.

Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP.

Foto: Climatempo

Foto de Eiglise Santos, São Paulo (SP)

Rajadas de vento

O aeroporto internacional em Guarulhos registro uma rajada com 81 km/h às 16h19 quando a chuva caía muito forte por lá. Mais cedo, às 15h25, o Campo de Marte, na zona norte da cidade de São Paulo registrou rajada de 52 km/h. O aeroporto de Congonhas registrou rajada de 48 km/h.

Também na cidade de São Paulo, o INMET registrou uma rajada com 77 km/h na região de Interlagos.

Nível dos córregos subiu

Com a chuva intensa em vários locais da capital e da Grande São Paulo, vários córregos tiveram grande elevação. Pelo monitoramento O córrego Ipiranga transbordou por volta das 15h30. O córrego Moinho Velho ficou a poucos centímetros do extravasamento. Os córregos Pirajuçara e Água Espraiada subiram para a cota de alerta. O córrego Paciência atingiu a cota de emergência às 16h30. O Ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo, e o rio Pinheiros/ponte João Dias subiu para a cota de atenção.

Volumes de chuva

Na cidade de São Paulo, entre aproximadamente 15h e 16h, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 33 mm de chuva em 1 hora na Vila Constância e 36 mm, também em 1 hora, no Campo Limpo. Em Taboão da Serra/Jardim João XXIII choveu quase 30 mm.

Em Francisco Morato, no norte da Grande São Paulo, choveu quase 22 mm em apenas 10 minutos. O acumulado de 1 hora, entre 15h50 e 16h50 foi de 54 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 25,2 mm em 1 hora, entre 15h e 16h.  

Alagamentos

Às 17 horas, o CGE registrava 6 pontos com alagamento na cidade de São Paulo sendo que 4 eram intransitáveis.

Chuva à noite

As áreas de instabilidade ainda atuam sobre a Grande São Paulo na noite desta quinta-feira e a região permanece em atenção . Mais pancadas de chuva devem ocorrer e há risco de chuva moderada a forte.

Foto: Climatempo

Foto de Eiglise Santos, São Paulo (SP)

Sexta-feira quente

Na quinta-feira, 13, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 32,0°C de temperatura em São Paulo. No interior, a temperatura chegou aos 37,4°C em Tupã e aos 37,2°C em Ourinhos. No litoral, a temperatura chegou aos 35,4°C em Iguape.

A sexta-feira, 14 de dezembro,  será outro dia de muito calor em todo o estado de São Paulo e é justamente o excesso de calor que vai gerar nuvens carregadas e novas pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

O próximo fim de semana será o último da primavera e promete muito calor no estado de São Paulo. Será um fim de semana típico de começo de verão, que se inicia oficialmente no dia 21 de dezembro.

A previsão é de que todo o estado de São Paulo tenha várias horas com sol forte, muito calor e também várias pancadas de chuva à tarde e à noite. Com o excesso de calor, não dá descartar a ocorrência de temporais.

No sábado e no domingo, as áreas de instabilidade devem ser formar com mais força sobre São Paulo. Pode chover até na madrugada do domingo e novamente à tarde e à noite.

Não tem previsão de entrada de vento frio sobre São Paulo até o domingo. O calor vai continuar por todo o estado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade