PUBLICIDADE

Chuva favorece o desenvolvimento dos canaviais

Produtor mineiro aguarda uma boa recuperação da umidade do solo

3 out 2017 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários

Após a passagem de uma frente fria pela região central do Brasil, regiões produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste, alguns pontos de Tocantins e até mesmo do sul do Bahia registraram chuvas generalizadas que ajudaram a aumentar os níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao plantio da soja e, principalmente, a germinação e desenvolvimento das lavouras que já foram semeadas. Assim, o plantio da soja deverá deslanchar nos próximos dias.

Receba a análise de volume de chuva para a área produtora

Muitos produtores, principalmente de Goiás, Minas Gerais e de São Paulo, estão ressabiados em dar início ao plantio, uma vez que os volumes de chuvas ainda não foram suficientes para permitir uma total recuperação da umidade do solo. As chuvas que ocorreram nas áreas de café também possibilitaram uma melhora das condições hídricas dos solos, bem como a indução floral. Na cana de açúcar, essas chuvas também foram bastante benéficas, já que estarão favorecendo o desenvolvimento dos canaviais.

Nesta terça-feira, áreas de instabilidade continuam sendo observadas sobre a faixa central do Brasil e com isso, há previsão de novas pancadas de chuva sobre o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Pará e Rondônia. Há possibilidade de que venham ocorrer novas pancadas de chuva sobre áreas de São Paulo, durante a tarde. Tempo seco e sem chuva apenas sobre os Estados da região Sul e no Mato Grosso do Sul, como em boa parte das regiões oeste da Bahia e Piauí. Além de toda faixa leste do Nordeste.

E a partir de quarta-feira (04), áreas de instabilidade perdem força e o tempo volta a abrir em grande parte do país, sendo que ao longo da semana são previstas apenas eventuais pancadas de chuva sobre a região centro-sul. Entretanto, na próxima sexta-feira (06), uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e com isso, volta a chover sobre o estado gaúcho e em grande parte da Região Sul. 

Com o avanço deste sistema, áreas de instabilidade vão se formar sobre a faixa central do país o que possibilita a ocorrência de novas pancadas de chuva no começo da semana que vem sobre as regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste. A chuva irá manter as condições bastante favoráveis ao plantio da soja e ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, café e cana de açúcar.

Leia mais informações sobre a tendência e comportamento da chuva no Blog do Agroclimapro  

Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.

Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade