PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva em São Paulo bate recorde para 24h em junho

O volume de chuva que caiu sobre a cidade de São Paulo entre a manhã de sexta(26) e sábado, 27 de junho, bateu recorde para 24 horas em junho em décadas.

27 jun 2020 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários

O volume de chuva que caiu sobre a cidade de São Paulo entre a manhã de sexta(26) e a manhã do sábado, 27 de junho, bateu recorde para 24 horas em junho em décadas.

Segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), entre 9 horas do dia 26 e 9 horas de 27 de junho de 2020 choveu 89,6 mm no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. A medição foi feita em instrumento automático, pois a leitura manual foi suspensa como medida de prevenção contra a covid-19.

Pelo histórico de dados do Instituto Nacional de Meteorologia disponível para o público, os 89,6 mm em 24 horas entre 26 e 27 de junho foi o maior volume de chuva em 24 horas para junho desde 1961. O recorde anterior era de 74,0mm entre os dias 14 e 15 de junho de 1987.

Este volume de chuva é extremamente elevado para junho e representa quase o dobro da média de chuva normal para o mês, que é de 50,3 mm.

Total de chuva no mês de junho

O total de chuva acumulado em junho de 2020, até 9 horas do dia 27 foi de 137,2 mm. Este valor é extra oficial ainda, e representa 2,7 vezes mais chuva do que o normal para um mês de junho.

Foto: Climatempo

Foto por Alessandra Ferreira, São Paulo/SP

Tendência

O que provocou essa chuvarada toda foi um grande sistema de baixa pressão que reforçou as instabilidades que já estavam em São Paulo, por causa de uma frente fria.  Agora, este sistema já está se afastando para alto mar, portanto a chuva vai diminuindo. Ainda pode chover em alguns momentos deste sábado e pode garoar no decorrer do domingo, mas sem expectativa para temporais.

O céu nublado e o frio ainda vão marcar presença neste fim de semana. As temperaturas ainda vão ficar baixas no domingo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade