PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva em áreas do Sul neste sábado

Uma nova frente fria muda o tempo no sul do RS a partir da noite do domingo

13 set 2019 - 17h23
Compartilhar
Exibir comentários

A formação de áreas de instabilidade e a circulação dos ventos do interior do continente para o Sul do país criarão condições para ocorrência de chuva sobre áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste sábado. No domingo, uma massa de ar seco volta a predominar sobre a Região, mas a aproximação de uma nova frente fria deve começar a mudar o tempo no Rio Grande do Sul à partir do período da noite.

Chuva fraca a moderada nesse sábado

Nesse sábado (14/09), haverá formação de áreas de instabilidade em superfície entre o Paraguai, o norte da Argentina e a Região Sul do Brasil. Associado à isso, a circulação dos ventos em baixos níveis da atmosfera (cerca de 1.500m de altitude) irá trazer umidade oriunda da região Norte do país. Por conta disso, a previsão é de céu com muitas nuvens e formação de pancadas de chuva em toda a faixa leste do estado de Santa Catarina, incluindo Florianópolis e o Vale do Itajaí. Também são esperadas pancadas de chuva em pontos da região serrana catarinense e nas áreas central, noroeste e norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. A chuva deve ser de intensidade fraca a moderada e ocorrer a qualquer hora do dia, de forma isolada.

Na região de Paranaguá (PR), o dia deve ser de céu encoberto e com ocorrência de chuviscos, principalmente no período da manhã e da noite. Na região de Curitiba (PR) o céu permanece com muitas nuvens, mas o sol pode aparecer em algumas horas e não há previsão de chuva. Nas demais áreas do Sul, dia será de sol brilhanto forte e sem expectativa de chuva. 

Foto: Climatempo

Foto de Mário Ziliotto, Florianópolis (SC)

Domingo de situação pré-frontal no RS

No domingo (15/09), o sol volta a brilhar forte sobre o interior da Região Sul e as rajadas de vento podem alcançar os 60km/h no oeste do Rio Grande do Sul, por conta da circulação dos ventos no interior do continente. A faixa leste de Santa Catarina e do Paraná vão ter dia de sol aparecendo entre muitas nuvens. No leste do Rio Grande do Sul, o dia amanhece com muitas nuvens, mas nebulosidade diminui a partir da tarde e o sol predomina. 

Com a aproximação de uma nova frente fria no extremo sul do Rio Grande do Sul, a partir do período da noite, a temperatura em todo o estado deve subir à tarde, situação característica que o corre imediatamente antes da passagem de um sistema frontal. Essa frente, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai, deve provocar a ocorrência de pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, na região de Rio Grande (RS) a partir da noite de domingo. 

Na segunda-feira, a frente fria avança

Na segunda-feira (16/09), as instabilidades, associadas a frente fria, vão avançar sobre o Sul. Há previsão de chuva em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no leste do Paraná. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade