PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva e vento frio derrubam a temperatura em Salvador

Ar seco ganha força sobre o Nordeste

12 mai 2017 - 21h01
Compartilhar
Exibir comentários

Chuva e vento frio derrubam a temperatura em Salvador. Tempo seca na maior parte do Nordeste nos próximos dias, mas ainda pode chover forte em alguns estados.

Salvador registra menor temperatura do ano

A madrugada de 12 de maio foi a mais fria deste ano até agora em r. Chuva, muitas nuvens e o vento frio derrubaram a temperatura.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 21,2°C de temperatura mínima na estação meteorológica do bairro de Ondina. O recorde anterior era 21,4°C, no dia 4 de abril.

Uma frente fria passou pelo litoral da Bahia com fraca intensidade e não provocou grandes mudanças no tempo. Quase todo o estado continuou ensolarado e seco na sexta-feira, 12 de maio. Mas a intensificação dos ventos marítimos no litoral da Bahia forçou um acúmulo de umidade e as nuvens de chuva se formaram em vários locais do litoral baiano. Choveu fraco na região de Porto Seguro, Ilhéus e de Caravelas, mas em  chuva caiu de forma moderada. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30,4 mm entre 5h da madrugada e 15h de 12 de maio. Assim, a chuva, excesso fim de nuvens e também o vento frio de origem polar que soprou o dia todo sobre Salvador reduziram a temperatura. Além da madrugada mais fria do ano até agora, a tarde da sexta-feira foi a segunda mais fria em Salvador, com temperatura máxima de 26,1°C. O recorde de tarde mais fria de 2017, com a menor temperatura máxima foi no dia 5 de maio, com máxima de 25,1°C.

Foto: Climatempo

 Tempo seca no Nordeste

A semana termina com ar seco e pouca chuva sobre o Nordeste, depois de vários eventos de chuva forte e volumosa observados inclusive em capitais como  e .

Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Nordeste no fim de semana reduzindo a disponibilidade de umidade no ar. O ar fica mais seco e por isso menos nuvens se formam e as condições para chuva também diminuem. O Maranhão e o norte do Piauí ainda podem ter chuva moderada a forte e com raios no fim de semana. Pancadas de chuva fracas a moderadas e com curta duração podem ocorrer em toda a faixa litorânea.

Veja como fica a  para os próximos dias

Entenda porque a chuva diminui no Nordeste o fim de semana

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade