PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva diminui na Grande SP, mas continua no litoral paulista

Temperatura continua baixa na capital paulista, mas interior já está quente. Atenção para o risco de queda de barreira na Serra do Mar.

8 dez 2021 - 03h34
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Santo André (SP), por Aline Tochio

Temperatura continua baixa na capital paulista, mas interior já está quente. Atenção para o risco de queda de barreira na Serra do Mar.

O tempo chuvoso derrubou a temperatura na cidade de São Paulo mais uma vez. A temperatura nesta terça-feira não passou dos 19°C. Faltando apenas 14 dias para o solstício de verão (início do verão),  que acontece no dia 21 de dezembro, a capital paulista terá que conviver com mais alguns dias de frio atípico. A chuva diminui na cidade a partir desta quarta-feira, mas a temperatura vai continuar amena e muito abaixo dos padrões normais para dezembro.

Grande SP continua fria

A Grande São Paulo tem uma quarta-feira com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas a previsão é apenas de chuva fraca. O que mais deve incomodar é o vento que sopra constante com rajadas de até 50 km/h. 

Com excesso de nebulosidade e o vento, a temperatura não vai subir muito ao longo do dia e muita gente ter a sensação de frio.

Semana termina quente na Grande SP

A partir da quinta-feira, a tendência de diminuição de nebulosidade e aumento dos períodos com sol e da temperatura em toda a região da grande São Paulo. As tardes vão ficar mais quentes, mas a madrugada e o começo da manhã ainda serão um pouco frios para dezembro.

No próximo fim de semana será com sol e calor de 30 °C na cidade de São Paulo, mas as pancadas de chuvas devem voltar na noite do domingo.

Sol e calor no interior de SP

A maioria das áreas do interior de São Paulo segue a semana com tempo seco e temperaturas elevadas, que superam os 30°C.

Para esta quarta-feira ainda há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde para o norte do estado de São Paulo, para região da Serra da Mantiqueira,  para o Vale do Paraíba e vale do Ribeira.

Para quinta e sexta-feira, a previsão é de sol forte em todo interior de São Paulo. As temperaturas vão subindo nos próximos dias e o fim de semana será com bastante calor

 Pancadas de chuva com raios voltam acontecer em todo interior paulista a partir da tarde do domingo.

Mais chuva no litoral

Uma forte circulação de ar marítimo mantém o tempo instável no litoral de São Paulo nesta quarta-feira. A previsão é de um dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. A chuva moderada é frequente ainda pode deixar acumulados expressivos até o final desta quarta-feira .

A situação é de atenção porque a chuva da terça-feira foi muito volumosa e deixou o solo encharcado em várias áreas da Serra do mar. Não se pode descartar o risco de queda de Barreiras até o fim desta semana.

Para quinta-feira, 9 de dezembro, a previsão ainda é de chuva e vento moderados pelo litoral paulista.

A chuva deve parar na sexta-feira e o fim de semana promete ser com sol forte e calor nas praias paulistas

Volumes de chuva elevados na Grande SP e litoral

O grande volume de chuva que caiu durante esta terça-feira, 8 de dezembro, sobre a região da grande São Paulo litoral e Serra do mar, causou vários transtornos para a população. Na tarde de ontem, bombeiros ainda procuram duas crianças e a mãe delas que desapareceram na região de São Bernardo do Campo por causa da enchente.

Uma barreira caiu no trecho de serra da via Anchieta, uma das ligações da Grande São Paulo com o litoral paulista, por causa da queda de uma barreira na altura do km 49.

Ao longo da manhã da terça-feira, por causa da chuva persistente volumosa, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou quase toda a cidade em estado de atenção para alagamentos.

Confira agora os volumes de chuva elevados que foram registrados na região da cidade de São Paulo e no litoral paulista pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, CGE e CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

Grande SP e litoral

São Paulo/Parelheiros: 100,8 mm entre 17h de 6/12 e 17h de 7/12/2021

Barueri:103mm entre 14h40 do dia 6/12 e 14h40 de 7/12/2021

Maiores acumulados entre  17h20 do dia 06/12 e 17h40 do dia 07/12, do Cemaden:

Santo André (no distrito de Paranapiacaba):146,5 mm, 68% da climatologia de dezembro (214,3mm)

Santos (Sítio das Neves):139,6 mm, 77% da climatologia de dezembro (181,1mm)

Cubatão:126,8 mm

Bertioga,SP:134mm

Ubatuba/Estufa II:115mm

Caraguatatuba/Getuba: 104,7 mm

Ilhabela/Centro: 93,4 mm

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade