PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva de março passa de 80% da média na cidade de São Paulo

Confira o mapa da chuva de março em cada região da cidade e saiba onde choveu mais.

15 mar 2019 - 00h13
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de São Paulo e vários municípios da Grande São Paulo já tiveram muitos prejuízos com a chuva de março. Desde o início do mês, temporais ocorreram pelo menos uma vez em todas as regiões da capital e da Grande São Paulo provocando grandes alagamentos e ventania.

A chuva volumosa da primeira quinzena de março está caindo sobre áreas que ficaram encharcadas com a chuvarada de fevereiro, que o fevereiro mais chuvoso em 15 anos na cidade de São Paulo. Os transbordamentos dos rios e córregos estão ocorrendo facilmente, mesmo sem tempestade, porque já choveu demais e os níveis estão muito elevados

Em menos de 15 dias, praticamente toda a cidade de São Paulo já acumulou mais de 100 mm, pelo menos metade da média de chuva normal para o mês de março. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva para março na região da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, é de 214 mm. Neste local da cidade choveu 184,6 mm de o dia 1 até 9 horas dia 14 de março. Isto corresponde a 86% da média de chuva para este mês.

Quanto já choveu em março em São Paulo?

É normal que não chova com a mesma frequência e intensidade em todas as áreas de uma cidade. A distribuição da precipitação em uma cidade tão grande como São Paulo pode variar muito em um mesmo dia e ao longo de um mês e por vários motivos. Pancadas de chuva provocadas pelo calor podem ocorrer em um bairro e não em outro. A chuva de uma frente fria em geral cair de forma generalizada, mas fatores como o relevo e quantidade de vegetação alteram a quantidade de chuva. Áreas de instabilidade que avançam do interior do estado ou do litoral nem sempre provocam chuva em todas as regiões da cidade.

Foto: Climatempo

Foto de Jo Pegorim, São Paulo (SP)

Mapa da chuva

No temporal que ocorreu entre os dias 10, domingo, e 11 de março, segunda-feira, os maiores volumes de chuva caíram sobre bairros das zonas central, leste e sul da cidade de São Paulo.

A Climatempo solicitou ao CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo - os acumulados de chuva de cada região da cidade monitorada, para o período de 1 a 11 de março, que já inclui o temporal entre os dias 10 e 11 de março.

É o que  mostra mapa da chuva acumulada de 1 a 11 de março na cidade de São Paulo. O maior volume neste período foi no centro da cidade, na região Sé. Mas Vários bairros das zonas oeste/sudoeste, sul/sudeste e leste acumularam mais de 190 mm, que é muito elevado para um período de 11 dias.

Foto: Climatempo

Chuva acumulada em São Paulo de 1 a 11 de março de 2019 (CGE)

Vai chover mais?

A resposta é sim. Ainda temos uma situação perigosa para a chuva volumosa que a circulação marítima persistente entre os dias 14 e 16 de março. A chuva dá uma pequena trégua nos primeiros três dias do outono, que começa no dia 20 de março, e retorna com força no dia 22. A expectativa é de que a última semana de março seja com pouca chuva e até dias sem chuva na região da Grande São Paulo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade