PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva de hoje pode causar mais problemas na Grande SP

Risco de temporais é maior nesta quinta-feira em todo o estado de SP

14 mar 2019 - 07h25
Compartilhar
Exibir comentários

 O tempo fica mais instável no estado de São Paulo nesta quinta-feira, 14 de março. O risco de temporais é maior em todas as regiões paulistas. A combinação do ar muito úmido e quente que já está sobre o estado, com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica próxima da costa paulista facilita a formação das nuvens carregadas que provocam os temporais.

A passagem de uma frente fria em alto-mar ajuda a formar esta  área de baixa pressão atmosférica próxima ao litoral de São Paulo, que vai aumentar as áreas de instabilidade sobre todo estado.

Risco de chuva forte

O dia começou com chuva de forma isolada em São Paulo e, de forma geral com fraca intensidade. As pancadas de chuva mais intensas vão ocorrer  à tarde e à noite por todo o estado. 

O alerta é para chuva forte e vento forte, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h para todas as regiões paulistas. Há potencial para alagamentos nos centros urbanos.

O risco de chuva forte e volumosa é maior para toda a Grande São Paulo, no litoral, no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira, na região de Sorocaba, de Avaré, Campinas e de Bragança Paulista e também na Mantiqueira.

Mais chuva para a Grande SP e litoral

A Grande São Paulo e o litoral paulista foram as regiões que mais sofreram com a chuva intensa e volumosa do começo desta semana.

A chuva desta quinta-feira volta a cair forte e de forma generalizada nestas regiões, mas o volume de chuva não será tão elevado como ocorreu entre o domingo e a segunda-feira passada, 1 de março.

Porém, o risco de deslizamentos é alto porque o solo e as encostas já estão saturados de água. Além disso, o risco de novos transbordamento de rios e córregos também é elevado por que o nível vem se mantendo acima do normal há várias semanas.

Infelizmente a chuva desta quinta-feira pode causar mais problemas na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo. Há risco de novos alagamentos e deslizamento de terra.

Na região da Grande São Paulo e pelo litoral, a chuva desta quinta-feira vem mais forte e começa mais cedo do que nos últimos dois dias. Desta vez, a chuva deve se espalhar por toda a Grande São Paulo, o que não ocorreu ontem e nem na terça-feira passada, quando a chuva mais intensa se concentrou sobre a zona norte da cidade de São Paulo.

Foto: Climatempo

Foto de Marcio Boarato São Paulo, SP

Rio Tietê preocupa

O nível elevado do rio Tietê preocupa na região da Grande São Paulo. Pelo monitoramento do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo - às 22h30 de ontem, quarta, o nível do Tietê permanecia na cota de emergência em Guarulho, na região do Jardim Guaracy, no nível de alerta em Mogi das Cruzes e em atenção em São Paulo, na altura do Jardim Romano.

A escala de monitoramento do nível dos rios é: atenção, alerta, emergência e extravasamento.

Fim de semana

Durante a sexta-feira, 15 de março, e no fim de semana, que será o último do verão, todo o estado de São Paulo fica sujeito a chuva forte. Na Grande São Paulo, pelo litoral, em todo o leste do estado e na divisa com o Paraná pode chover a qualquer hora e há risco de chuva forte.O risco de temporais é menor no domingo.

Confira a previsão em áudio:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade