PUBLICIDADE

Litoral de SC ainda tem risco de chuva

Chance de deslizamento de terra é alta até sábado. Em 24 horas choveu o que normalmente choveria em 1 mês.

11 jan 2018 - 23h10
(atualizado em 12/1/2018 às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva não dá trégua no litoral de Santa Catarina desde a terça-feira, 9 de janeiro. Conforme alerta da Climatempo, o grande volume acumulado desde então deixou a capital catarinense em situação de emergência. O excesso de chuva causou enchente, deslizamentos de terra, destruiu estradas, pontes e também vítimas fatais. Apenas em 24 horas, entre a manhã do dia 10 e a manhã do dia 11 de janeiro choveu o equivalente a chuva de todo o mês de janeiro.

Mais chuva

O sol aparece nesta sexta-feira, mas infelizmente a chuva não acabou e a situação no litoral catarinense e em áreas do Vale do Itajaí, que também vem recebendo muita chuva nas últimas 48 horas, deve se agravar.

O alerta para chuva forte nesta sexta-feira e no fim de semana, porém já não é a chuva persistente e generalizada. As pancadas de chuva devem voltar na tarde e noite desta sexta e com raios. Na situação atual, toda da chuva que cair no decorrer na sexta e no fim de semana vai aumentar o risco de deslizamento de terra.

O acúmulo de água sobre a Grande Florianópolis é crescente, o que deixa mais áreas da região vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra. A população deve ficar muito atenta para qualquer movimentação de terra e respeitar as orientações da defesa civil.

Foto: Climatempo

Excesso de chuva causa deslizamento de terra em Florianópolis - 11/01/18

Por que tanta chuva?

O grande volume de chuva acumulado sobre Florianópolis está associado a uma combinação especial da circulação de ventos, em diversos níveis da atmosfera, que começou a se configurar na tarde da terça-feira, 9 de janeiro de 2018. Entenda a situação meteorológica que provoca a chuva intensa.

Foto: Climatempo

Esquema da circulação de ventos que favorece o aumento da chuva no litoral entre o sul de SP e SC

Por enquanto, a situação atmosférica não muda muito. Os ventos vão continuar concentrando muita umidade e calor no litoral catarinense e também do Paraná mantendo as nuvens de chuva.

Uma área de baixa pressão atmosférica no mar, perto do litoral destes estados, é um dos principais fatores para este acúmulo de umidade e de chuva. Este sistema só vai se afastar do litoral da Região Sul durante o sábado.

Foto: Climatempo

Chuva volumosa causa enchente em Florianópolis - 11/01/18

Quanto choveu?

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 144,9 mm entre 10h do dia 10 e 10h do dia 11 de janeiro, o que corresponde a quase toda a média de chuva para janeiro que é de 163 mm. Foi a maior chuva em 24h desde 24 de julho de 2015 quando choveu 146,2 mm entre dias 23 e 24 de julho.

Pelas medições do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental, meteorológico e agrícola do governo de Santa Catarina, em cerca de 60 horas (2 dias e meio, a capital de Santa Catarina recebeu de 300 a 400 mm de chuva! Porém, um volume muito elevado, de mais de 100 mm, foi computado entre os dias 10 e 11 de janeiro de 2018. Os maiores volumes foram registrados nas áreas centrais e no norte da ilha de Santa Catarina.

Esta não foi a primeira vez e nem será última que Florianópolis enfrenta uma situação de chuva muito volumosa. O recorde absoluto de chuva em 24 horas é de 404,8 mm na estação meteorológica de São José, no dia 15/11/1991.

Foto: Climatempo

Chuva acumulada na Grande Florianópolis entre 9 e 11 de janeiro de 2018

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade