PUBLICIDADE

Chuva torrencial em MS: Aquidauana tem a chuva de 1 mês em 12 h

Com tempo chuvoso, Campo Grande pode registrar recorde de menor temperatura do ano

20 fev 2018 - 10h13
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O acúmulo de ar quente e úmido sobre o Mato Grosso do Sul e a presença de uma grande área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o Sul do Brasil geraram nuvens extremamente carregadas que se espalharam pelo centro-sul de Mato Grosso do Sul na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro. A chuva cai de forma torrencial. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no período entre 02h00 da madrugada e meio-dia, horário de Brasília, a região de Aquidauana registrou 150,6 mm milímetros de chuva. Este é um volume extremamente elevado para um período de 12 horas e representa praticamente toda a média de chuva normal para fevereiro que é de aproximadamente 157 milímetros.

Chuva derruba a temperatura em Campo Grande

Com o tempo chuvoso desde a madrugada, o sol ainda não havia aparecido até o começo da tarde desta terça-feira na capital, Campo Grande. A sensação era quase de um dia de inverno. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura ao meio-dia (hora local) era de quase 19°C e ontem a esta hora estava em torno de 24°C. Por causa do tempo chuvoso, Campo grande pode registrar nesta terça-feira as menores temperaturas de 2018 até agora.

Segundo o INMET, entre 3h00 da madrugada e meio-dia, horário de Brasília, Campo Grande acumulava 72,8 mm de chuva. O total de chuva em fevereiro incluindo esta chuva subiu para aproximadamente 172 mm, praticamente igualando a média normal de chuva para o mês que é de 174 mm.

Foto: Climatempo

Nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul

Tarde com chuva

No começo da tarde, as imagens captadas pelo satélite GOES 16 já mostravam um enfraquecimento das áreas de instabilidade sobre Aquidauana e  no centro-sul de Mato Grosso do Sul, mas outros aglomerados de nuvens carregadas cresciam ao norte e oeste da região. Por isso, não se pode descartar o risco de voltar a chover forte sobre Aquidauna durante a tarde.

Outras locais nas outras regiões do estado de Mato Grosso do Sul podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes até a noite, incluindo Campo Grande. Estas pancadas podem ocorrer também em áreas como Campo Grande  Invinhema, Dourados, Bataguassu, Três Lagoas. 

Instabilidade enfraquece nesta quarta

A área de baixa pressão atmosférica se afasta de Mato Grosso do Sul no decorrer desta quarta-feira e as nuvens já não devem ficar tão carregadas sobre o estado. A previsão é de um dia sem chuva para a fronteira com o Paraguai, embora o dia amanheça com muita nebulosidade ou névoa.

Para Campo Grande e para as demais regiões de Mato Grosso do Sul, ainda há previsão de muita nebulosidade e chuva para esta quarta-feira, mas com alguns períodos com sol. Ainda há possibilidade de raios e de chuva moderada.

Na quinta e na sexta-feira, o sol e o tempo seco predominam em Campo Grande e sobre a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul. Algumas pancadas de chuva ainda devem ocorrer nas áreas ao norte do estado, próximas de Mato Grosso e de Goiás. Porém, as áreas de instabilidade retornam ao estado no fim de semana e volta a chover em todas as áreas. No domingo, há risco de chuva moderada a forte.

Foto: Climatempo
Foto: Luís Fernando - Bataguassu - MS 

Acompanhe outraas notícias aqui 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade