PUBLICIDADE

Chuva beneficia lavoura de milho 1° safra

Umidade do solo elevada possibilita plantio da soja

2 out 2017 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

No último final de semana, a passagem de uma um sistema meteorológico sobre a região centro-sul do Brasil, ocasionou chuvas, em praticamente todas as regiões produtoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e possibilitou a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições tanto ao plantio da nova safra de soja, quanto ao desenvolvimento das lavouras já semeadas.

Além disso, lavouras de milho 1ª safra, café e cana de açúcar e pastagem também foram beneficiados. A cana registrou paralisações nos trabalhos de colheita. Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul continuam com problemas para dar continuidade a plantio, já que a chuva dificulta o pleno andamento da atividade.

Nesta segunda-feira (02), há previsão de mais chuva sobre grande parte da região centro-sul, o que irá elevar ainda mais os níveis de umidade do solo, garantindo condições ainda melhores ao avanço do plantio da soja e, principalmente, ao desenvolvimento das lavouras já semeadas e que estão em fase inicial de germinação.

Café

Além disso, como houve registros de chuvas nas áreas produtoras de café do Paraná, São Paulo e também de Minas Gerais. A perspectiva é que essas chuvas venham ocasionar a indução floral e muito provável que essa venha a ser a principal.

Cana de açucar 

Para os canavieiros, apesar das chuvas terem paralisado as atividades de colheita, essas chuvas que estão ocorrendo estão beneficiando o desenvolvimento das lavouras que irão ser colhidas nos próximos meses, bem como aquelas que estão em fase de rebrota ou mesmo que foram plantadas.

Milho 1° safra

No caso do milho 1ª safra, a ausência de chuvas durante o mês de setembro, ocasionou a total paralisação do plantio e até mesmo, perdas naquelas lavouras que foram semeadas no início de setembro. Assim, há uma tendência de que a área a ser cultivada este ano venha sofrer uma redução ainda mais drástica, já que antes do início da safra, havia a perspectiva de uma redução de mais de 20%, por conta, exclusivamente dos preços baixos da commodity. Mas agora, com o encurtamento da janela e os produtores optando pelo plantio da soja, a tendência é que esse percentual seja maior.

Entre hoje (02) e amanhã (03), há previsão de chuva em grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País.

Leia mais informações sobre a tendência e comportamento da chuva no Blog do Agroclimapro  

Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.

Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!

Notícia do Agroclima: Novo período seco à vista

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade