PUBLICIDADE

Chuva aumenta sobre o Sul do Brasil

Região fica em alerta para mais temporais nos próximos dias

6 out 2018 - 19h08
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil a partir deste domingo, 7 de outubro e os próximos dias serão de muita chuva. Na segunda e na terça-feira, a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região e uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai aumentam as condições para tempestades.

Mais chuva em SC e no PR

Choveu com fraca a moderada intensidade durante o sábado, 6, em várias áreas do Paraná e de Santa Catarina. O maior acumulado foi em Inácio Martins (PR), onde choveu aproximadamente 34 mm entre o começo da manhã até por volta das 17 horas.

Neste domingo, 7, a áreas de instabilidade ganham força sobre o Sul do Brasil. A chuva aumenta sobre o Paraná e Santa Catarina e a previsão é de que chova em grande parte do dia, de forma generalizada. A chuva mais volumosa é esperada para o interior do Paraná, mas a região de Curitiba e o estado de Santa Catarina também ficam sujeitos a chuva moderada a forte intensidade no decorrer deste domingo, inclusive nas capitais Florianópolis e em Curitiba. No Rio Grande do Sul, o sol aparece em grande parte do dia. Só tem previsão pancadas começam a partir da tarde para o centro-norte e noroeste do estado. O dia é de sol em Porto Alegre, mas pode chover à noite.

Foto: Climatempo

Foto de Almir Alves, Matinhos (PR)

Temporais à vista

O tempo fica ainda mais instável no Sul do Brasil durante a segunda-feira, 8, e a terça-feira, 9 de outubro. Nestes dias, as áreas de instabilidade sobre a Região são reforçadas pela passagem de uma frente fria e por forte baixa pressão atmosférica que se forma sobre o Paraguai. Estes dois fatores facilitam a formação de nuvens de tempestade. Por isso, o risco de chuva forte, ventania e queda de granizo é maior sobre o Sul do Brasil nos dias 8 e 9 de outubro. Algumas rajadas de vento podem alcançar 100 km/h.

Chuva volumosa

Outubro começou com muita chuva no Sul do Brasil. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, várias áreas dos três estados já acumularam de 50 mm a pouco mais 100 mm de chuva em apenas 6 dias. De 1 a 6 de outubro, até por volta das 18 horas, a região de Xanxerê (SC) acumulou aproximadamente 117 mm, Rio Negrinho (SC) 102 mm, Foz do Iguaçu (PR) 78 mm, Inácio Martins (PR) 115 mm, Frederico Westphalen (RS) 78 mm e Soledade (RS), 99 mm.

Em alguns casos, como Xanxerê, Inácio Martins e Soledade, choveu em 6 dias mais ou menos metade da média normal de chuva para todo o mês de outubro. A expectativa é que chova de 100 a 150 mm nos próximos 5 ou 6 dias em várias áreas do centro-oeste de Santa Catarina, norte/noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste e sul do Paraná.

Foto: Climatempo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade