PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva aumenta sobre o Sudeste até fim da semana

Algumas áreas terão temporais

16 mai 2017 - 16h18
Compartilhar
Exibir comentários

A umidade aumentou muito sobre toda a Região Sudeste e voltou a chover também na região de Belo Horizonte. As condições para chuva aumentam até o fim da semana para quase todo o Sudeste. A chuva vai surpreender em São Paulo.

Nuvens carregadas e pancadas de chuva com raios voltaram a ocorrer em várias áreas de Minas Gerais nesta terça-feira, incluindo a Grande . Na região de  choveu forte entre 13h e 14h acumulando 24 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Alguns raios também foram detectados na Grande Belo Horizonte, mas a chuva foi fraca até o meio da tarde.

Mais chuva para o Sudeste

Esta é uma semana atípica na Região Sudeste porque o tempo fica mais úmido do que seria o normal para maio e as condições para chuva vão aumentar nos próximos dias. O aumento de umidade ocorreu após a passagem de uma frente fria pelo  que mudou a circulação dos ventos. Nos próximos dias, ventos úmidos e frios de uma grande massa de ar polar marítima também chegam ao Sudeste.

Acompanhe o crescimento das nuvens de chuva pelas .

Foto: Climatempo

Para esta quarta-feira são esperadas pancadas de chuva para o oeste e norte de Minas Gerais e de São Paulo, principalmente à tarde e à noite. Regiões como a do Triângulo Mineiro (MG) e de Ribeirão Preto (SP) devem ter chuva. Nas outras áreas da Região Sudeste, o tempo fica úmido, com muitas nuvens o dia todo, mas a chance de alguma chuva é baixa. As capitais , ,  e  passam esta quarta-feira, 17, com muita nebulosidade, mas a possibilidade de chuva também é pequena. O sol aparece fraco. São Paulo deve amanhecer nublada, com névoa.

No Espírito Santo, no estado do Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, no sul e no leste de Minas Gerais, as condições para chuva voltam aumentar a partir da sexta-feira e tem previsão de chuva para o próximo fim de semana. .

Chuva de 1 mês em 5 dias

Mas de toda a , é o estado de São Paulo que terá mais chuva esta semana e com alta probabilidade de temporais. A chuva se espalha sobre São Paulo durante a quinta-feira, 18, e deve cair de forma generalizada até o domingo, com risco de chuva forte e volumosa em muitas áreas do estado.

Os mapas mostram a média climatológica de chuva (esquerda) para a Região Sudeste em maio e a estimativa da distribuição e do volume de chuva (direita) sobre o Sudeste entre 17 e 21 de maio de 2017. Os tons de verde representam totais acima de 100 mm em cinco dias. Em muitas áreas de São Paulo, do centro, oeste e do sul de Minas Gerais pode chover em 5 dias mais do que a média normal de chuva para maio.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade