PUBLICIDADE

Alerta para muita chuva na Bahia até o fim da semana

A Bahia deve registrar grandes volumes de chuva até o fim da semana e não dá para descartar a possibilidade de tromba d'água. Confira!

19 out 2021 11h42
| atualizado em 21/10/2021 às 13h18
ver comentários
Publicidade

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

A circulação de ventos entre a baixa e média atmosfera estão favorecendo a formação de nuvens carregadas em parte do Nordeste do Brasil. Nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22, ficam em alerta para o risco de temporais quase todo o estado da Bahia, exceto a faixa nordeste, e o centro-sul do Maranhão e do Piauí.

Risco de tempestades no Nordeste 

A chuva ainda persiste no sábado e pode vir em forma de temporal em muitas áreas do sul e centro-oeste da Bahia, e no centro-sul do Piauí e do Maranhão. Até o Tocantins vai receber temporais isolados ao longo dos próximos dias. Porém, os maiores volumes de chuva são previstos para a Bahia. 

A Climatempo alerta para o risco de chuva forte, incidência de raios e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h durante a chuva mais intensa.

Confira o mapa de chuva para os próximos dias:

Foto: Climatempo

Chance de tromba d´água

Com os acumulados previstos em torno de 70 e 160mm em um período de 5 dias, não dá para descartar tromba d'água nas cachoeiras da Chapada da Diamantina e arredores no próximo sábado(23). 

Há relatos de tromba d'água que provocam muitos transtornos na região em quase todos os anos, por isso a atenção deve ser redobrada neste período.

O que é uma tromba d´água?

A tromba d'água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d'água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado (nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra) e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.

A tromba d´água pode ser do tipo não tornádica como explica a meteorologista Bianca Lobo: "Este tipo de fenômeno se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima". Já o tipo tornádico tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d'água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar". 

Trombas d'água podem provocar danos pontuais onde ocorrem, como por exemplo, em embarcações. Causam ventos moderados a fortes e levantam uma coluna de água do mar.

Fique atento nas atualizações ao longo da semana!

Climatempo
Publicidade
Publicidade