PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva aumenta em São Paulo

Circulação de ventos em vários níveis da atmosfera formam nuvens carregadas sobre o estado

6 abr 2021 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Marcelo Pinheiro - São Paulo - SP

Várias áreas do estado de São Paulo inclusive a Grande São Paulo, amanheceram com chuva nesta terça-feira. A chuva veio antes do previsto e vai aumentar durante a tarde, alerta os meteorologistas da Climatempo.

Um grande sistema de alta pressão atmosférica está sobre o oceano e com forte intensidade. São os ventos desse sistema que sopram do mar para o continente e estão chegando ao estado de São Paulo carregados de umidade. Em níveis mais elevados da atmosfera, a circulação de ventos também está colaborando para a concentração dessa umidade que vem do mar, facilitando a formação das nuvens.

Essa injeção de umidade vai continuar durante toda esta terça-feira alimentando as nuvens e formando mais chuva ao longo do dia. Atenção para chuva moderada a forte em alguns momentos durante a tarde e até na noite desta terça-feira.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) mostra que entre 5 e 11 horas da manhã, o acumulado de chuva na cidade paulista de Iporanga era de aproximadamente 20 milímetros. No mesmo período Itupeva, registrou 11 milímetros.

Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergência, já registrou 7,4 milímetros no bairro de Perus e 6,8 mm em Santo Amaro. A chuva vi se espalhar por toda a região metropolitana nas próximas horas. 

Temperatura amena na Grande SP

Por causa do excesso da nebulosidade e da chuva desde cedo, a temperatura hoje fica amena na região da Grande São Paulo, os mais friorentos vão até a sentir vontade de botar uma roupa mais quentinha. Por volta das 11 horas, a temperatura era de 23°C, no  mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. A máxima não passa dos 25ºC, hoje. 

Chuva aumenta em São Paulo

Ao longo do dia, mais nuvens vão se formando sobre o estado de São Paulo. Algumas nuvens podem ficar carregadas e provocar além da chuva moderada a forte, também raios e ventos moderados a fortes.

Mais chuva até o fim da semana

Nos próximos dias, a circulação de ventos sobre a região Sudeste do Brasil vai favorecer a formação de mais áreas de instabilidade. Isso vai fazer com que nuvens carregadas se espalhem por quase todo o Sudeste. Todos os estados da Região terão maiores condições para pancadas de chuva a partir desta quarta-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade