0

Chuva aumenta em Salvador

Risco de temporal é alto na costa norte do Nordeste

8 mai 2019
16h29
  • separator
  • 0
  • comentários

A frente fria no oceano na altura da costa da Bahia e os ventos úmidos que sopram do mar ajudam a espalhar muitas nuvens carregadas espalhadas pelo litoral baiano.

Nesta quinta-feira, toda a faixa litorânea terá um dia muito instável com muita nebulosidade e chuva moderada a qualquer hora do dia. Em Salvador,  a chuva deve persistir por várias horas do dia de moderada forte intensidade com raios e rajadas de vento e acumular grandes volumes até a noite. 

Na Região da Chapada Diamantina, o sol aparece e por causa do calor e da disponibilidade de umidade as nuvens aumentam e a partir da tarde as condições são favoráveis as pancadas de chuva isoladas com raios.

Nas demais áreas da Bahia, com a redução da umidade e consequentemente da nebulosidade o tempo quente e seco predomina e inibe a formação de nuvens de chuva, principalmente no interior da Bahia.

Foto: Climatempo

Costa norte do Nordeste

Na costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Ceará, as nuvens carregadas estão conseguindo se formar pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pelos ventos que sopram do oceano. O céu fica com muita nebulosidade no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará e a chuva acontece a qualquer hora. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, há alerta para temporais em São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.  

Os ventos encontram o calor do sertão da Paraíba, de Pernambuco, em Alagoas e Sergipe, e isso também vai facilitar a ocorrência de pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. 

Ar seco

Além do interior e oeste da Bahia, o a seco predomina também no sul do Maranhão, centro-sul do Piauí e oeste de Pernambuco. Nestas localidades, o sol brilha forte sem previsão de chuva, nesta quinta-feira. 

Porque chove tanto na costa norte do Nordeste

Os volumes de chuva observados na costa norte do Nordeste podem ser explicados pela intensa atuação da Zona de Convergência Intertropical. A atividade chuvosa da ZCIT em 2019 está maior devido a temperatura acima do normal da água do Atlântico Norte.

Este estado mais aquecido da água do mar na costa norte do Nordeste ainda deve ser observado no decorrer do mês de maio colaborando para a formação de mais áreas de instabilidade. Assim, durante este mês, toda a faixa norte do Nordeste, do Rio Grande do Norte ao norte do Maranhão, incluindo o centro-norte do Piauí ainda poderá ter vários eventos de chuva forte, comenta a meteorologista Josélia Pegorim.  

Tendência

Pelo menos até o próximo domingo, dia das Mães o tempo não vai mudar muito no Nordeste. O ar continua seco e o tempo fica firme sem chuva, principalmente no sul do Maranhão, sul e leste do Piauí, oeste de Pernambuco e na maioria das áreas da Bahia.

As chuvas vão se concentrar na faixa litorânea do Nordeste e também em algumas localidades do interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.    

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade