PUBLICIDADE

Climatempo

Centro-Oeste terá mais chuva forte na primeira quinzena de abril

Goiânia registra maior chuva em 24 h em abril em 7 anos. Várias áreas do Centro-Oeste serão beneficiadas com mais chuva até o fim da primeira quinzena de abril

6 abr 2021 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Brasília (DF), por Jean Claude

#fotografeotemo e envie para a Climatempo uma foto de como está o tempo aí na sua cidade

Abril pode ser considerado o último mês em que a Região Centro-Oeste do Brasil ainda pode acumular volumes de chuva elevados, antes do início do período regular de estiagem. O período seco normal no Centro-Oeste do Brasil se estende de maio até setembro.  São cinco meses onde a chuva é realmente escassa. Nesse período, também é bastante comum termos meses em que muitas áreas da Região Centro-Oeste do Brasil não recebem nenhuma gota de chuva. Chover durante os meses de junho, julho e agosto em locais como o estado de Goiás ou o Distrito Federal é bastante raro 

Abril de 2021 começou com tempo bastante instável em grande parte da Região Centro-Oeste do país. As pancadas de chuva têm sido frequentes, e por vezes fortes, em várias áreas de Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal.

Goiânia registra maior chuva em 24h em abril em 7 anos

A região de Goiânia teve um grande temporal no final da tarde do dia 5 de abril. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 59,0 mm em apenas 1 hora, na medição automática. O total acumulado entre 9 horas do dia 5 e 9 horas de 6 de abril foi de 83 mm, pela medição convencional feita pelo INMET.  Esse volume de chuva foi extremamente elevado para o mês de abril e representou 64% da média de chuva normal para o mês que é de 130 mm.

Essa foi a maior quantidade de chuva em 24 horas sobre Goiânia no mês de abril desde 2014. A chuva de abril de 2014 foi absolutamente excepcional na região de Goiânia. Em apenas 24 horas, entre os dias 10 e 11 de abril de 2014, choveu 116,8 mm, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Abril de 2014 terminou com inacreditáveis 325,2 mm acumulados e foi o terceiro mês mais chuvoso daquele ano.

Por causa do temporal do final da tarde do dia 5, abril de 2021 está com 104 mm acumulados na região de Goiânia sendo que a média de 130 mm 

Brasília também teve temporal no primeiro fim de semana de Abril acumulando cerca de 30 mm em poucas horas. Para os padrões de abril, significa bastante chuva para região de Brasília. O total acumulado em abril de 2021 está em 52,6 mm, até 9 horas do dia 6, sendo que a média de chuva para este mês é de 133 mm. Em 6 dias, e por causa do temporal do fim de semana, Brasília já acumulou quase metade da precipitação média de abril

Vários locais no estados de Mato Grosso também já tiveram fortes pancadas de chuva nesses primeiros dias de abril. Em Cuiabá já choveu 33,3 mm em 6 dias. A média normal de chuva para abril é de aproximadamente 118 mm.

O estado de Mato Grosso do Sul tem tido predomínio de tempo seco nesses primeiros dias de abril de 2021.

Mais chuva esta semana

Essa semana ainda reserva mais chuva para a região parte da Região Centro-Oeste do país.

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera sobre o Brasil vai favorecer uma concentração de áreas de estabilidade, que devem provocar chuva frequente sobre Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal. 

São essas áreas que podem ter chuva forte nessas próximas 48 horas. O estado de Mato Grosso do Sul pode ter pancadas de chuva, mas de forma isolada. A chance de chover é baixa no sul e no leste de Mato Grosso do Sul.

As capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília estão sujeitas a chuva forte nesta quarta e também na quinta-feira, 8 de Abril.

Mais chuva em abril

A Região Centro-Oeste ainda terá mais chuva até o final da primeira quinzena de abril, mas a chuva não será para todas as áreas.

Como explica Ana Clara Marques, meteorologista da equipe de previsão climática da Climatempo:

" A partir do dia 10 de abril, a Oscilação de Madden-Julian vai atuar positivamente sobre o Brasil fazendo com que estas áreas de instabilidade que já estão se formando sobre o Centro-Oeste ganhem força. Isto vai fazer com que a chuva aumente sobre Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal.

Essas áreas de instabilidade não devem ter grande influência sobre o Mato Grosso do Sul, alerta Ana Clara Marques

Leia mais:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade