PUBLICIDADE

Climatempo

Centro-Oeste tem chuva forte e volumosa

Áreas de instabilidade se espalham por toda a Região nos próximos dias

27 nov 2019 - 17h12
Compartilhar
Exibir comentários

A última semana de novembro está terminando com maior disponibilidade de umidade e chuva sobre o Centro-Oeste do país. Além do calor e da umidade alta a passagem de frentes frias pelo Sul e Sudeste do país estão permitindo a formação de nuvens bastante carregadas sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Nesta quinta-feira, áreas de instabilidade vão se formar permitindo que as pancadas de chuva aconteçam de forma frequente sobre Goiás, Distrito Federal,  Mato Grosso e sobre a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul. Não dá para descartar o risco de temporais isolados com potencial para descargas elétricas atmosféricas. 

No sul de Mato Grosso do Sul, o dia amanhece com muita nebulosidade, mas aos poucos o sol aparece e o tempo fica firme a tarde e a noite. 

Próximos dias

Na sexta-feira, as áreas de instabilidade continuam a espalhar muita instabilidade sobre o centro-norte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás. As capitais, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia e também a região de Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT) terão chuvas mais frequentes, fortes e até volumosas. As demais áreas terão predomínio de sol e calor com pancadas de chuva de forma isolada com raios à partir da tarde.

Foto: Climatempo
Foto: Merian Rocha - Cuiabazinho - MT

Volumes de chuva 

Novembro está sendo bem generoso em relação a chuva no Distrito Federal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em 26 dias, já foram acumulados em Brasília, cerca de 249,6 milímetros de chuva. Isso corresponde a quase 43% da média normal para o mês que é de aproximadamente 226,9 milímetros. 

Várias áreas de todos os estados da Região registraram volumes de chuva superiores a 20 milímetros, entre 9h da manhã de 26/11 e 9h do dia 27/11. Abaixo, observe o gráfico de valores extremos, do Inmet:

Foto: Climatempo

Na tarde da última quarta-feira, entre 13h e 14h da tarde foram observadas rajadas de vento muito fortes de 85km/h na cidade de Inhumirim e entre 14h e 15h, rajadas de 55km/h em Paranaíba.

O CEMADEN - Centro Nacional de Monioramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 96 milímetros de chuva na estação SAAE, em São Gabriel do Oeste.     

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade