PUBLICIDADE

Climatempo

Calor passa dos 40°C em MG e chega a quase 39°C no ES

Norte de MG será uma das regiões mais quentes do país nos últimos dias do inverno de 2019. Frente fria chega ao Sudeste do BR no fim de semana.

20 set 2019 - 00h32
Compartilhar
Exibir comentários

A primavera começa na madrugada da segunda-feira, 23 de setembro, às 4h50 pelo horário de Brasília. Os últimos dias do inverno de 2019 devem ser muito quentes na maioria das áreas da Região Sudeste, mesmo com o avanço de uma frente fria que vai provocar chuva em todos os estados. Mas a chuva não será generalizada e antes de começar a chover, o calor aumenta. O norte e o leste de Minas Gerais vão ficar entre as regiões mais quentes do país, com calor acima dos 40°C.

Na tarde do dia 19 de setembro, São Romão, no noroeste mineiro, registrou 41,5°C, a maior temperatura no Brasil pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Belo Horizonte, a máxima foi de 34,7°C e o recorde de calor atual para 2019 é de 35,5°C ocorrido em 13 de setembro.

Outras cidades mineiras também sentiram o calor de 40°C. Confira as temperaturas registradas pelo INMET.

São Romão: 41,5°C

Arinos: 40,5°C

Janaúba: 40,1°C

Unaí: 40,0°C

Coronel Pacheco: 39,9°C

Montalvânia: 39,5°C

O aumento do calor no Espírito Santo também chamou a atenção na tarde da quinta-feira, 19 de setembro. O INMET registrou 38,9°C em Alegre, 37,3°C em Alfredo Chaves, 35,1°C em Marilândia. Na capital, Vitória, a temperatura chegou aos 33,5°C. O recorde de calor atual na capital capixaba é de 37,7°C em fevereiro.

Foto: Climatempo

Foto de Hegel José Bernardes, Belo Horizonte (MG)

Calorão com horas contadas em SP e no RJ

No estado de São Paulo, o calorão ainda é sentido nesta sexta,20, mesmo com previsão de pancadas de chuva para todo o estado. A chance de chuva aumenta também na Grande São Paulo. mas a chuva e o vento fresco de uma frente fria baixam muito a temperatura no fim de semana.

A previsão é parecida para o estado do Rio de Janeiro: calor intenso nesta sexta, com marcas próximas dos 40°C na cidade do Rio de Janeiro,  e diminuição da temperatura durante no fim de semana por causa de uma frente fria. Tem previsão de chuva na noite desta sexta para o Grande Rio, região Serrana e Sul Fluminense, mas deve chover em todo o estado no estado no fim de semana.

Temperatura sobe mais em MG e no ES

Minas Gerais, especialmente o leste e o norte do estado, e o Espírito Santo devem ficar mais quentes nesta sexta-feira, 20, e vai ter muito calor também no fim de semana, mesmo com a expectativa de pancadas de chuva para algumas áreas dos dois estados. 

O calor passa dos 40°C nesta sexta-feira no norte de Minas Gerais e Belo Horizonte tem chance de bater o recorde de calor para 2019. Há chance de pancadas de chuva no fim da tarde ou à noite no Sul de Minas e na região da Zona da Mata.

Já o Espírito Santo fica ensolarado e com altas temperaturas, mesmo com rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h. 

No fim de semana, com o avanço de uma frente fria pelo Sudeste, as pancadas de chuva poderão ocorrer em mais áreas mineiras e chegam ao Espírito Santo. No sábado, o Triângulo Mineiro deve ter um pouco de chuva. No domingo, a previsão é de pancadas de chuva para a região de Belo Horizonte, em parte do Vale do Rio Doce, no sul do Espírito Santo e região da Grande Vitória.

Não há previsão de chuva para o noroeste de Minas e nem para o Vale do Jequitinhonha. Estas regiões devem registrar mais de 40° também no fim de semana.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade