PUBLICIDADE

Calor intenso no BR no último fim de semana da primavera

SP, RJ e RN foram os mais quentes na última sexta-feira da estação. Cidade do Rio de Janeiro registra maior temperatura no país pelo segundo dia consecutivo.

15 dez 2018 - 00h02
Compartilhar
Exibir comentários

O calor da primavera de 2018 será lembrado especialmente pelas altas temperaturas nos últimos dias da estação, em particular nos estados do Sul e do Sudeste. Esta semana, as capitais Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre estabeleceram novos recordes de calor para o ano e São Paulo registrou 2 das 5 maiores temperaturas de 2018.

No dia 11 de dezembro, Porto Alegre registrou 37,9°C. No dia 13 de dezembro, a temperatura chegou aos 39,6°C no Rio de Janeiro e aos 33,5°C em Curitiba. São Paulo registrou 33,4°C no dia 14 e 33,3°C no dia 12 de dezembro.

Muito calor em SP, RJ e RN

Na última sexta-feira da primavera, 14 de dezembro, as maiores temperaturas no Brasil foram registradas nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte, todas acima dos 37,0°C.

Com 38,8°C , a cidade do Rio de Janeiro registrou a maior temperatura no país, pelo segundo dia consecutivo, e teve terceira tarde mais quente de 2018. A segunda cidade mais quente na medição do INMET, foi Registro, cidade no sul do estado de São Paulo, com 38,6°C. Na quarta-feira, 12 de dezembro, a temperatura chegou aos 39,5°C por lá e no dia 13, quinta, o Rio estabeleceu o novo recorde de calor para este ano com 39,6°C.

A terceira maior temperatura no Brasil no dia 14 de dezembro, considerando a medição automática do INMET, foi de 37,9°C registrada em Niterói, no Grande Rio. Na quarta posição vem os 37,6°C em Seropédica, outra cidade do Grande Rio.

A quinta maior temperatura no Brasil na última sexta-feira da primavera, considerando a medição automática do INMET, foi de 37,4°C em Apodi, no Rio Grande do Norte.

Foto: Climatempo

Foto de Tania Silva, Frutal (MG)

Fim de semana quente

O último fim de semana da primavera será marcado por muito calor sobre o Brasil. Uma frente fria que passa pelo litoral do Rio Grande do Sul não traz ar polar forte que consiga penetrar pelo interior do país.

O calor tende aumentar em particular sobre os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e do Paraná com a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. O ar fica mais seco nestas áreas, o que reduz a nebulosidade e a chuva facilitando a elevação da temperatura.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade