PUBLICIDADE

Climatempo

Calor em Palmas: Temperatura passa os 40°C

Chance de chuva é alta à partir de sexta-feira

25 set 2019 - 12h38
Compartilhar
Exibir comentários

Ontem, dia 24 de setembro, a cidade de Palmas registrou pela segunda vez no mês a temperatura de 40,6 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mas não foi só ontem que fez calor. Desde o início do setembro, o termômetro tem passado facilmente dos 40°C em Palmas.

Neste mês, de 01 a 24/09, por 11 vezes a temperatura ficou acima de 40°C na capital. A média da temperatura máxima calculada por estes 24 dias já chega a 40,3°C, ou seja, 3° acima da média normal para o mês que é de 37,4°C, na capital do Tocantins.

A temperatura ficou abaixo dos 39°C em apenas dois dias deste mês, até agora. No dia 21/09, a temperatura registrada foi de 38,6°C e no dia 22/09, a temperatura marcou 37,4°C, segundo Inmet.

A última vez que choveu de forma significativa na cidade foi no dia 25 de maio, quando forma acumulados 26,6 milímetros. De lá para cá, a massa de ar seco ganhou força e inibiu a formação de nuvens carregadas. Já faz quase quatro meses que não há registro de chuva e a temperatura veio subindo.

Foto: Climatempo
Foto: Gleive Marcio Rodrigues - Palmas - TO

Quando volta a chover?

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, no oeste do Tocantins já se observa um aumento da umidade. Porém, a tendência é que o ar seco perca força nos próximos dias e a umidade se espalhe um pouco mais pelo estado. Em Palmas, as condições para pancadas de chuva isoladas com raios são altas à partir de sexta-feira. No fim de semana, o calor e aalta umidade vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva,aliviando um pouco o calorão de 40°C.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade