PUBLICIDADE

Calor e temporais no Sul do BR no fim de semana

Nova frente fria avança pelo litoral da Região, mas não fecha o tempo

14 dez 2018 - 18h57
Compartilhar
Exibir comentários

O último fim de semana da primavera de 2018 é com muito calor na Região Sul e também temporais. A combinação de ar quente, a queda acentuada da pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral vão estimular o crescimento de nuvens bastante carregadas sobre o Sul do Brasil. Embora a previsão seja de chuva mais frequente e volumosa sobre o Rio Grande do Sul, os estados de Santa Catarina e Paraná também podem ter fortes pancadas de chuva.

Esta frente fria não terá força para fechar o tempo, para deixar a Região Sul chuvosa. Durante todo o fim de semana, a maioria das áreas do Paraná e de Santa Catarina terá várias horas com sol forte e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Porém, pode chover forte e há risco de fortes rajadas de vento, com até 80 km/h.

No domingo, o sul e o litoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí passam o dia com muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora.

No Rio Grande do Sul, o risco de temporais é maior. No sábado, 15, todo o estado tem muitas nuvens e fortes pancadas de chuva no decorrer do dia. A chuva é volumosa no centro e oeste do estado. Além de raios, as rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h. A chuva, o excesso de nebulosidade e a entrada de ventos frescos de origem polar vão fazer a temperatura baixar no Rio Grande do Sul, depois de dias de calor intenso, mas a sensação de abafamento ainda vai predominar no estado.

Foto: Climatempo

Foto de Dolores Klassen, Aceguá (RS)

No domingo, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Rio Grande do Sul e a maioria das regiões do estado, incluindo a Grande Porto Alegre, terá sol, calor e pancadas de chuva à tarde e a noite, que podem ser fortes. Há risco de raios e de fortes rajadas de vento.

A fronteira com o Uruguai tem um domingo bastante instável, com chuva a qualquer hora e que risco de temporal.

Segunda-feira com frente fria

As áreas de instabilidade se intensificam novamente sobre o Rio Grande do Sul na segunda-feira, 17 de dezembro, com a chegada de outra frente fria ao litoral gaúcho. As nuvens carregadas se espalham a partir da tarde sobre Santa Catarina e Paraná. O calor ainda será intenso no Sul do Brasil na segunda-feira. Confira a previsão para a Região Sul.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade