0

Calor e mais temporais no Sul

Dois Vizinhos (PR) acumula 41 mm em uma hora na tarde desta quinta-feira

28 dez 2017
17h07
  • separator
  • comentários

O Sul do Brasil continua muito quente e úmido, o que está favorecendo a formação das nuvens de tempestade. Os próximos dias prometem mais temporais na Região e 2018 deve começar com chuva.

Novamente as nuvens ficaram pesadas na tarde desta quinta-feira (28) e um temporal atingiu Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. Foram acumulados 41,4 mm em apenas uma hora , segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Ventania, no oeste do estado, foram 21,2 mm em duas horas.

O estado do Paraná vai permanecer bastante instável nesta sexta-feira (29), com pancadas de chuva desde cedo e risco de novos temporais . A queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai e o norte da Argentina continua estimulando a formação de nuvens muito carregadas que avançam para o Sul. A chuva mais forte é esperada principalmente para a tarde e a noite.

Santa Catarina e o Rio Grande do Sul terão maiores períodos com sol, mas também há chance de chuva de moderada a forte intensidade à tarde e a noite. Nos três estados podem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento entre 60 km/h a 80 km/h no momento da chuva.

Apesar da chuva, o calor não dá trégua e todo o Sul do Brasil permanece abafado.

Foto: Climatempo
Foto: Jeferson Alves. Itambaracá/PR.

Como fica o tempo na virada

O fim de semana deve começar instável e com mais pancadas de chuva no Paraná e em Santa Catarina. Apenas o Rio Grande do Sul fica quase sem chuva neste sábado (30).

A chuva aumenta no estado gaúcho no domingo (31), com a chegada de uma nova frente fria . O risco de temporais aumenta no último dia do ano e inclusive na hora da virada por muitas áreas do Rio Grande do Sul. Há chance de chover em Porto Alegre durante à noite.

Já no Paraná e em Santa Catarina a tendência é de diminuição da chuva no dia 31. A possibilidade de chover forte é baixa para Florianópolis e Curitiba durante à noite, mas pode ocorrer uma chuva fraca.

As instabilidades voltam a se espalhar por todo o Sul do Brasil no primeiro dia de 2018 e há risco de mais temporais.

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade