PUBLICIDADE

Climatempo

Calor e alta umidade no Norte neste fim de semana

Áreas do Pará, Amazonas e Tocantins podem ter temporais.

8 nov 2019 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários

Fortes pancadas de chuva foram observadas na tarde da sexta-feira, 8, sobre o Tocantins. Em Araguaçu, a chuva veio com ventania e uma rajada chegou aos 80 km/h, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Choveu 33,4 mm em apenas 1 hora, entre 16 horas e 17 horas.

Entre o meio-dia e 17 horas, o INMET registrou 30,2 mm em Paulo Afonso, 28,4 mm em Colinas do Tocantins, 22,6 mm em Araguaína e 18,0 mm em Santa Fé do Araguaia.

As temperaturas elevadas e a alta umidade vão estimular a formação de nuvens carregadas sobre praticamente todo o Norte do país neste final de semana. 

Pancadas de chuva em quase todo o Norte

Neste sábado, 9 de novembro,  a divisa do Tocantins com a Bahia e o Amapá, incluindo o Macapá, são as únicas áreas do Norte com previsão de sol forte e tempo seco, sem chuva. No domingo, volta a chover em todo o Tocantins e apenas o Amapá não deve ter chuva. 

O oeste do Acre vão ter predomínio de céu nublado, com poucos períodos de sol e chuva a qualquer hora, tanto no sábado quanto no domingo.

Nas demais áreas da Região Norte, incluindo as capitais Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém, Boa Vista e Palmas, o sol vai aparecer forte durante o dia e podem ocorrer pancadas de chuva com raios a partir da tarde, com moderada a forte intensidade.

As pancadas de chuva já devem começar durante a manhã, intercaladas com períodos de sol, neste sábado, no oeste do Pará, em Rondônia e no norte do Tocantins. 

Foto: Climatempo

Foto de Guilherme Oliveira, Nova Ipixuna (PA)

Áreas em estado de alerta e atenção

O centro-sul do Pará e áreas do leste do Amazonas e do oeste do Tocantins estão com risco de temporais. Praticamente todos os outros locais no Norte têm risco de chuva isolada, com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento. Apenas o norte do Pará, o Amapá e o sudeste do Tocantins não estão em estado de atenção. 

Tendência para o começo da próxima semana

Na segunda-feira, a nebulosidade e as condições de chuva vão aumentar sobre o Amazonas, Acre e Rondônia. Nestes estados, a chuva será mais frequente e deve ocorrer várias vezes no decorrer do dia.

Para as demais áreas da Região Norte, aprevisão de sol pela manhã, com pancadas de chuva a partir da tarde.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade