PUBLICIDADE

Climatempo

Calor aumenta no Centro-Oeste e Norte do Brasil

Volta a chover no RS nesta quarta, com risco e chuva forte em Porto Alegre

9 set 2020 - 03h46
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O ar seco que predomina sobre o Brasil inibe a formação de nuvens sobre a maior parte do país. 

Nuvens carregadas crescem em parte do Acre, do Amazonas, Roraima , do Amapá e do Pará.

Áreas de instabilidade se afastam no mar, entre o litoral de São Paulo e de Santa Catarina. Mas, no decorrer desta quarta-feira, novas áreas de instabilidade devem crescer sobre o Sul do Brasil com a aproximação de uma nova frente fria do Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Previsão para quarta-feira, 8 de setembro

Quarta-feira com sol forte e sem condições para chuva em quase todo o Brasil. Os estados do Centro-Oeste, o Tocantins, o sul do Maranhão e do Piauí, a região oeste da Bahia, quase todo o interior de Minas Gerais e de São Paulo passam o dia com céu azul.

Tem previsão de chuva para poucas áreas do país. Pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no oeste do Acre, no centro-oeste do Amazonas, Roraima, no Amapá e no extremo norte do Pará, incluindo Belém.  

No leste do Nordeste, na faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e o litoral da Bahia, chove de forma rápida, a qualquer hora, mas o sol aparece na maior parte do dia. 

Quarta-feira com chuviscos no litoral de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina. Já no litoral do Rio Grande do Sul, esta quarta-feira é com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Pancadas de chuva com raios ocorrem a partir da tarde na região de Porto Alegre e nas outras áreas pelo interior gaúcho e no centro-sul catarinense.

Calorão continua

Temperaturas bastante elevadas voltam a ocorrer na tarde de hoje em quase todo o país. Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Roraima, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 37°C e 40°C . 

Foto: Climatempo

Fonte: IStock

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Para esta quarta-feira, o alerta é para temporais no noroeste do Amazonas. As outras áreas no centro-oeste do Amazonas, no Acre em Roraima, norte do Pará e sul do Amapá, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de forte intensidade.

Na faixa norte do Nordeste, atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, entre 40 e 55 km/h 

A região de Porto Alegre e o litoral norte do Rio Grande do Sul ficam em alerta para chuva forte e com raios.

Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% continuam a ser observados na maior parte do interior do país. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de Goiás, os níveis de umidade continuam muito baixos e ficam entre 10% e 19%.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade