PUBLICIDADE

Climatempo

Brasília tem fevereiro mais chuvoso desde 1962

Em 22 dias choveu mais do que o dobro da média para o mês e a previsão é de mais chuva na última semana de fevereiro, com risco de temporais.

23 fev 2021 - 04h22
Compartilhar
Exibir comentários

Os brasilienses não vão esquecer tão cedo o mês de fevereiro de 2021. É que a chuva deste mês está muito acima do normal e já provocou muitos estragos pela cidade, como alagamentos e deslizamentos de terra.

Chover forte nesta época do ano na região de Brasília é até normal, mas a quantidade de água que já caiu sobre a cidade em fevereiro de 2021 está muito acima da média.

Pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia,  Brasília já recebeu 473,2 mm de chuva, do dia 1 fevereiro até 9 horas do dia 22. A medição convencional indicou 429,5 mm no mesmo período. A média de chuva normal para fevereiro em Brasília é de aproximadamente 183 mm. 

Em 22 dias, Brasília já recebeu mais do que o dobro da média de chuva para fevereiro. Por isso, fevereiro de 2021 está sendo considerado o fevereiro mais chuvoso já registrado em Brasília desde 1962 e superando os 460,4 mm registrados em fevereiro de 1980.

Em fevereiro de 2020 choveu 168,7 mm em Brasília, pela medição convencional do INMET.

Previsão de mais chuva

A população do Distrito Federal deve se preparar para mais chuva na última semana de fevereiro. Vários temporais poderão acontecer.

A semana já começou com chuva volumosa. Entre 9 horas do dia 21 e 9 horas de 22 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 44,4 mm sobre Brasília, o segundo maior valor nesse período entre as capitais brasileiras.

Ao longo de toda esta semana, o tempo estará bastante instável no Distrito Federal, sempre com muitas nuvens, alguns períodos com sol e as pancadas de chuva com raios acontecendo principalmente à tarde e à noite. A população deve ficar atenta, pois há risco de chuva forte em vários momentos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade