PUBLICIDADE

Brasil esfria mais até o fim de abril

Entenda porque esfriou tanto no fim de abril

27 abr 2017 - 19h53
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma forte massa de ar de origem polar chegou ao Brasil e fez a temperatura cair muito no dia 27 de abril de 2017 na Região Sul, em parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até do Norte do Brasil. O frio se prolonga até o início de maio, mas o máximo da atuação desta massa polar deve ocorrer nos dias 28 e 29 de abril.

Por que esfriou tanto?

Durante a madrugada do dia 27 de abril, a porção mais fria (o centro) desta massa polar avançou para a região entre o norte da Argentina, o norte do Paraguai e o sul da Bolívia, o que fez com que o ar frio chegasse com mais força e facilidade ao Sul e ao Centro-Oeste do Brasil. O centro de uma massa de ar polar nesta posição também faz com que o ar frio chegue ao Acre, Rondônia e ao sul do Amazonas.

Pela .

Para onde vai o ar polar nos próximos dias? Até quando teremos o frio intenso? Confira as explicações no vídeo.

Ar polar continental

Todos os anos, alguns centros de ar frio fazem uma trajetória pelo interior do continente (continental) e alcançam o norte da Argentina e Paraguai. Mas a maioria dos centros de ar polar que chegam a América do Sul passam pelo centro-sul da Argentina e depois seguem para o oceano influenciando o Brasil com menos força. Ao ar polar que chega ao Brasil pelo caminho continental é bastante seco e tem maior poder de resfriamento. Massas polares continentais provocam em geral frio mais intenso do que massas polares marítimas.

Frio puxa chocolate? 

Pode esfriar mais este ano?

Sim! Esta foi apenas a primeira massa de ar polar forte que chegou ao Brasil neste outono. Até o fim do inverno, outras massas de ar frio vão avançar da Antártica para a América do Sul e chegar ao Brasil. Algumas também serão continentais e até mais intensas do que esta do fim de abril de 2017. A passagem do ar polar esfria e seca a atmosfera, o que reduz a possibilidade de chuva. Isto é normal no outono/inverno. 

No decorrer do outono/inverno, as atmosfera sobre a América do Sul esfria naturalmente porque a o Sol aquece cada vez menos o Hemisfério Sul. Ao mesmo tempo, o Hemisfério Norte vai esquentando até chegar o verão.  O inverno (verão) no Hemisfério Sul (Norte) começa oficialmente no dia 21 de junho, à 1h24, pelo horário de Brasília

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade