PUBLICIDADE

Climatempo

Brasil em clima de verão nos últimos dias de 2018

Calor vai ser acima do normal em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Risco de chuva é alto por quase todo o país.

28 dez 2018 - 22h08
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2018 termina com muito calor e bastante ar úmido espalhado pelo Brasil. Por isso, as condições para chuva são altas por quase todo o país no último fim de semana do ano e também na segunda-feira, dia 31 de dezembro.

O ar frio de origem polar tem chegado fraco ao leste da Argentina e ao Uruguai e vem sendo desviado facilmente para o mar antes de entrar no Brasil. É assim que termina 2018: sem vento fresco, com muito calor.

Entre as capitais, o calor vai chamar a atenção especialmente em Porto Alegre, em Curitiba, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nestas quatro capitais, as temperaturas ficam especialmente altas.

Confira como vai ficar o tempo em cada Região do Brasil nos últimos dias de de 2018

Região Sul tem muito calor e pouca chuva

A marca do final de 2018 no Sul do Brasil será o calor. Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre a Região e vai dificultar a formação de grandes áreas de instabilidade. Uma frente fria passa pelo litoral gaúcho durante o domingo, 30 de dezembro, mas sem força para fechar o tempo. Seu ar frio não entra no Sul do Brasil.

Durante o último fim de semana de 2018 e também no dia 31 de dezembro, todas as áreas da Região Sul vão poder contar com várias horas com sol forte. Temperaturas entre 35°C e 40°C devem ser observadas em várias regiões dos três estados. Por causa do calor intenso, não se pode descartar as pancadas de chuva à tarde e em parte da noite por quase todo o Sul do Brasil. Há risco de raios e de chuva moderada a forte, mas que não se prolonga por muitas horas. Podem ocorrer rajadas de vento Rajadas de vento entre 60 km/h e 80km/h podem ocorrer em diversos locais.

Para Porto Alegre, só há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite do domingo, 30 de dezembro. Florianópolis deve ter muito sol nos dias 29, 30 e 31 de dezembro de 2018. Não tem previsão de chuva. Curitiba pode ter pancadas de chuva nos três dias, mas com muito sol e também horas de sol.

Região Sudeste fecha 2018 com risco de temporais

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Sudeste durante o último fim de semana de 2018 e também no dia 31 de dezembro. Áreas de instabilidade ainda se organizam sobre Minas Gerais e sobre o Espírito Santo deixando estes estados com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte nos três dias. É alto o risco de chuva também na virada para 2019, incluindo as capitais Vitória e Belo Horizonte.

Sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite são esperados no fim de semana e no dia 31 de dezembro  para a maioria das regiões do estado de São Paulo. Não deve chover nas praias paulistas. A chance de chuva é baixa na região de Sorocaba, no sul do estado e na Grande São Paulo. A virada para 2019 deve ocorrer com tempo firme na Grande SP.

No Grande Rio, a região de Angra do Reis, de Paraty,  o sol predomina no fim de semana. O dia 31 de dezembro também terá sol, mas tem risco de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite inclusive na cidade do Rio de Janeiro. Mas as pancadas cessam até o meio da noite e não deve chover na hora da virada para 2019. No litoral norte fluminense e nas outras regiões do estado do Rio, os últimos dias de 2018 serão com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e no começo da noite. A chance de chover na virada é alta no Norte Fluminense.

Foto: Climatempo

Foto de Ziel Silva, Barra Mansa (RJ)

Centro-Oeste termina 2018 com tempo instável

O ano de 2018 terminar com tempo bastante instável na Região Centro-Oeste. O último fim de semana do ano será abafado, úmido, com períodos de sol e muita nebulosidade. As pancadas de chuva continuam ocorrendo com frequência principalmente à tarde e à noite por todos os estados e no Distrito Federal. É alto o risco de raios e de chuva moderada a forte. Rajadas de vento entre 60 km/h e 80km/h podem ocorrer em diversos locais.

No dia 31 de dezembro de 2018, as pancadas de chuva também vão ocorrer por todo o Centro-Oeste principalmente à tarde e à noite podem ser fortes. O ar fica abafado o dia todo. Na virada para 2019, entre a noite do dia 31 de dezembro e a madrugada do dia 1 de janeiro de 2019, o risco de de chuva é grande inclusive em Campo Grande, Cuiabá, em Goiânia e em Brasília.

2018 termina com sol em quase todo o litoral do Nordeste

Os últimos dias de 2018 serão com predomínio de sol e tempo seco em Salvador, no Recôncavo, no nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e na Paraíba.

Mas tem previsão de pancadas de chuva com raios sobre quase todo o interior da Bahia, na maioria das áreas do Piauí e sobre o Maranhão.

Na segunda-feira, 31 de dezembro, pode chover em Natal e em vários locais do interior do Rio Grande do Norte, inclusive na hora da virada para 2019. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no norte e no litoral do Ceará, incluindo Fortaleza, mas a chuva não será persistente.

Na virada para 2019, o tempo fica firme em João Pessoa e Recife.  Tempo firme em  Aracaju, Maceió e em Salvador. É alto o risco de chuva no litoral entre Natal e São Luís. Pode chover também na região de Teresina.

Região Norte termina 2018 com tempo instável

O ano de 2018 termina com tempo bastante instável em praticamente toda a Região Norte do Brasil. Muitas nuvens carregadas crescem por quase toda as áreas da Região por causa do excesso de calor e de umidade no ar.

No último fim de semana de 2018 e no dia 31 de dezembro de 2018 não deve chover no estado de Roraima e no extremo norte do Amazonas. Boa Vista terá tempo firme na virada para 2019.

Nas demais áreas da Região Norte, o último fim de semana de 2018 e também o dia 31 de dezembro de 2018 será com períodos de sol, mas muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios principalmente durante a tarde e também durante a noite. Há risco de chuva forte.

Na hora da virada para 2019 é alto o risco de chuva nas capitais Belém, Macapá, Palmas, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade