PUBLICIDADE

Climatempo

Bloqueio atmosférico impede chegada de frentes frias ao Sudeste

Região ficará quase sem chuva durante toda a primeira quinzena de agosto

1 ago 2020 - 09h49
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante este primeiro fim de semana de agosto, um sistema de alta pressão atmosférica começa a estabelecer um bloqueio atmosférico sobre o Sudeste do Brasil, que irá impedir a chegada de frentes frias à Região pelo menos até o dia 15 de agosto. Com isso, a maioria das áreas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo deverão ter vários dias de sol forte, com temperaturas elevadas para os padrões de inverno e quase sem expectativa de chuva.

Algumas áreas da faixa leste paulista, como a capital, ainda ficarão com temperaturas amenas até pelo menos quarta-feira da próxima semana, devido à circulação de ventos e à influência de uma massa de ar frio de origem polar. No entanto, a tendência é que essa massa seca entre em aquecimento e deixe as temperaturas mais elevadas no decorrer dos próximos dias. Altas temperaturas também deverão ser observadas nas demais áreas do Sudeste.

Foto: Climatempo

Foto de Lira Onoda, São Paulo (SP)

No entanto, apesar do predomínio ser de tempo seco na maior parte da Região, o posicionamento do sistema de alta pressão atmosférica em superfície, associado ao bloqueio atmosférico, deve manter o transporte de umidade para algumas áreas do leste do Sudeste. Por isso, não se pode descartar a possibilidade de chuva fraca em algumas áreas do norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e em áreas dos vales do Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais. 

O bloqueio atmosférico deverá persistir sobre a Região até o final da primeira quinzena de agosto. Depois disso, uma frente fria deve avançar sobre o Sul do Brasil e conseguir provocar chuva em áreas do Sudeste.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade