PUBLICIDADE

BH pode ter mais temporais nos próximos dias

Ar úmido e quente predomina sobre MG e nova frente fria intensifica as áreas de instabilidade a partir do dia 19.

16 nov 2018 - 18h41
Compartilhar
Exibir comentários

Fortes pancadas de chuva voltaram a acontecer na tarde e noite desta sexta-feira, 16, em várias regiões de Minas Gerais. Em Muriaé, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 53 mm em apenas 1 hora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou, também em 1 hora, 24 mm em Três Marias, 23 mm em Unaí e quase 30 mm em Viçosa.

Na região da Grande Belo Horizonte, as pancadas de chuva também ocorreram,  mas não foram tão fortes como no feriado do dia 15 de novembro. A chuva intensa que caiu em algumas áreas de Belo Horizonte no feriado do dia 15 causou a morte de uma jovem de 16 anos, que foi arrastada pela forte enxurrada. O Instituto Nacional de meteorologia registrou 53 mm de chuva acumulados na Pampulha.  Na região de Santo Agostinho, na área centro-sul de Belo Horizonte, o volume de chuva registrado foi de aproximadamente 25 mm. Neste local, da cidade o total de chuva acumulado desde o início de novembro foi de 109,6 mm, valor que está 54% abaixo da média normal de chuva para o mês de novembro, que é de aproximadamente 240 milímetros.

Foto: Climatempo

Foto de Suellen Silva, Belo Horizonte (MG)

Risco de temporais continua

O ar muito úmido e quente ainda predomina sobre Minas Gerais neste sábado e nuvens carregadas voltam a crescer em diversas áreas do estado.

Para este sábado, a previsão é de que o tempo ainda fique instável. Todo o estado terá períodos com sol, mas ainda há previsão de várias pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente à tarde e à noite. Mas pode chover na madrugada em vários locais do centro-oeste mineiro, inclusive na Grande Belo Horizonte. A chuva mais volumosa deve ocorrer em áreas do noroeste mineiro.

No domingo, o ar fica mais seco sobre Minas Gerais e as condições para chuva diminuem bastante. O sol fica forte também na Grande BH e não deve chover na região. Mas o oeste mineiro permanece na situação de risco de temporais, que podem voltar a cair também no Triângulo. O Sul de Minas terá chuva só a partir da tarde.

Na segunda e na terça-feira, feriado de 20 de novembro, as condições para chuva forte aumentam muito sobre Minas Gerais por causa da nova frente fria que estará passando pelo litoral do Rio de Janeiro. Nestes dois dias, a Grande Belo Horizonte deve ter mais chuva de forte intensidade.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade