PUBLICIDADE

Balanço parcial da chuva de fevereiro de 2021 no BR

Última semana do mês será marcada por chuva forte em todas as Regiões do país

23 fev 2021 05h22
ver comentários
Publicidade

O mês de fevereiro de 2021 está sendo marcado por seca na Região Sul, mas muita chuva no centro-norte do Brasil. Com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul e com atuação da Zona de Convergência Intertropical, os estados do Pará, Acre, as áreas ao norte de Mato Grosso, o Distrito Federal, o centro-norte de Goiás e de Minas Gerais e também o estado do Espírito Santo foram as áreas que receberam os maiores volumes de chuva no Brasil nos últimos 15 dias.

Ao longo do mês de fevereiro, em 22 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou 473 milímetros de chuva na região de Brasília, 422 mm aproximadamente na região do Parque Estadual Chandless, no Acre, 383 mm Belo Horizonte e 427 mm em Belém.

O mapa mostra o volume de chuva que caiu sobre o Brasil em 15 dias, no período entre 7 e 21 de fevereiro de 2021, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Os tons de azul e cinza representam as áreas com maiores volumes de chuva acumulados. Os tons em amarelo claro e laranja representam as áreas com menor quantidade de chuva acumulada neste período.

Foto: Climatempo

Chuva acumulada no Brasil entre 7 e 21 de fevereiro de 2021 (INMET)

Previsão para a última semana de fevereiro

A última semana de fevereiro ainda será marcada por muita chuva sobre o centro-norte do Brasil e também sobre o Sudeste. Uma nova frente fria está avançando sobre a Região Sul do Brasil e vai estimular chuva nos próximos dias. Mas isso não deve reverter o quadro de seca que vem sendo observado este mês. Porém, esta frente fria vai chegar ao Sudeste nesta próxima quarta-feira e vai estimular mais chuva sobre Minas Gerais, Espírito Santo e também sobre o centro-norte do Rio de Janeiro, que já teve chuva forte esse mês.

Climatempo
Publicidade
Publicidade