PUBLICIDADE

Climatempo

Aviso de ressaca no Sul e no Sudeste do BR

Mar muito agitado do RS ao RN

17 mai 2017 - 17h09
Compartilhar
Exibir comentários

O mar volta a ficar muito agitado nos próximos dias no litoral do Sul, do Sudeste e também no leste do Nordeste. Há risco de ressaca.

Ressaca no RS e no Sul de SC

No decorrer desta quinta-feira, o mar começa a ficar agitado novamente no litoral da Região Sul do Brasil. Altura das ondas aumenta até a noite alcançando picos de 2,5m a 3,0m no litoral do Rio Grande do Sul. No litoral de Santa Catarina, as ondas podem chegar a 2,5m e no Paraná a 1,5m. A ondulação é de sudeste/leste.

No litoral da Região Sudeste, a altura das ondas também aumenta, mas ainda não deve passar de 1,5m. No Rio de Janeiro, algumas ondas podem chegar a 2,0m à noite.

A Marinha do Brasil emitiu alerta para ressaca no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. O alerta é válido desde a região de Rio Grande (RS) até Laguna (SC), entre 3h do dia 18/5/17 e 9h de 19/5/17.

As ondas também aumentam no litoral do Nordeste no decorrer da quinta-feira, 18, mas os maiores picos atingem até 1,5m no litoral da Bahia.

Mar muito agitado do RS até o RN

A Marinha também já alertou para ressaca de Laguna (SC) ao cabo de São Tomé (RJ), entre 21h de 18/5/17 até 9h de 20/5/17, com ondas de 2,5m a 3,0m

Entre os dias 19, sexta-feira, e 22 de maio, segunda-feira, a agitação no mar se intensifica em toda a costa leste do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Serão dias de mar muito agitado, com grandes ondas e em extensas áreas oceânicas que vão exigir atenção redobrada dos navegantes no Atlântico Sul. As embarcações pequenas devem evitar a navegação. Não deixe de conferir os avisos de mau tempo da Marinha do Brasil

No dias 21 e 22 de maio, as ondas devem passar de 3,0m em vários locais do litoral do Rio Grande do Sul até a região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro.

Do litoral do Espírito Santo até o leste do Rio Grande do Norte, ondas de 1,5m a 2,0m devem ser observas no período de 19 a 22 de maio.

 

Foto: Climatempo

Por que o mar fica tão agitado?

A forte e extensa agitação marítima esperada para os próximos dias é gerada pela ação combinada dos ventos provocados por uma grande e forte massa de ar origem polar, que atua desde o litoral central da Argentina até a costa leste do Nordeste, e pelos ventos fortes gerados por um ciclone extratropical que se forma no dia 19 de maio entre o leste da Argentina e o Uruguai. Veja mais informações no vídeo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade