PUBLICIDADE

Climatempo

Atenção para o aumento da chuva entre Salvador e Aracaju

Fenômenos ópticos muito bonitos podem surgir por causa da grande quantidade de nuvens altas e médias que está sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste

6 ago 2021 - 03h50
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: irisação em Taió (SC), por Marcio André Voss

Nebulosidade no Brasil

Muitas nuvens altas e médias se espalham sobre o Sul,  o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. Estes tipos de nuvens não provocam chuva, mas podem esconder o sol de vez em quando ou deixar o céu esbranquiçado..  Estas nuvens são geradas a partir de fortes ventos em altos e médios níveis da atmosfera

Nuvens carregadas, que provocam chuva com raios, se formam no extremo norte do Brasil. Outras nuvens de chuva crescem pelo litoral do Nordeste.

Previsão do tempo para 06/08/2021 ‌- sexta-feira

Durante esta sexta-feira, uma grande quantidade de nuvens será observada sobre os estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. O sol pode aparecer opaco por várias horas. 

tem previsão de alguma chuva, fraca a moderada, no litoral de SC e do PR e no Vale do Itajaí, no extremo sul do litoral de SP (região de Cananéia), no litoral norte do RJ e no litoral do ES

As capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campo Grande passam o dia com muitas nuvens o dia todo, mas não há previsão de chuva.

Sexta-feira com tempo chuvoso na região de Salvador, no  litoral norte da BA e no litoral de SE.  As demais áreas do litoral da BA, o nordeste baiano, o interior de SE, AL, Agreste,  Zona da Mata e litoral de PE, PB e RN terão pancadas de chuva e períodos com sol.

O litoral do Maranhão, o norte do PA, o AP e o centro-norte e  leste do AM têm pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite. Em RR, as  pancadas de chuva, ocorrem a qualquer hora.

.

Possibilidade de formação de fenômenos ópticos

Uma curiosidade: por causa da presença das nuvens altas e médias sobre essas  regiões, alguns fenômenos ópticos muito bonitos poderão surgir nesta quinta-feira. A qualquer momento do dia poderá surgir uma irisação, que são manchas coloridas com as cores do arco-íris que podem se formar sobre as nuvens. Entre o fim da manhã e o começo da tarde poderá surgir o halo solar. Este fenômeno se assemelha a um grande círculo colorido com parte das cores do arco-íris ao redor do sol.

.

Alertas meteorológicos para 06/08/2021 ‌

Alerta para chuva moderada e frequente, que pode acumular grandes volumes, na região de Salvador e no litoral norte da BA. 

Atenção para  chuva moderada a forte, com raios no extremo norte do AM, em RR,  no centro-norte do AP e noroeste do PA.

Alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 11% e 20% no sudeste do PA, no centro-oeste do TO, oeste de GO, em MT, no centro, oeste e norte de MS. 

Alerta especial: região de Corumbá (MS) pode passar algumas horas do dia em situação de emergência por causa do ar muito seco, com nível de umidade relativa do ar abaixo de 12%

Atenção para o ar seco, com umidade relativa do ar entre 21% e 30% no  oeste e norte de SP, sul e leste de MS, no oeste de MG, sul, centro, leste e norte de GO, no DF, oeste da BA, centro-sul e oeste do PI, centro-sul do MA, sul do PA, em RO, centro-leste do AC e extremo sul do AM

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade