PUBLICIDADE

Climatempo

Atenção para muita chuva sobre a serra do RJ

Frente fria chega ao litoral fluminense e há risco de chuva forte nas próximas 48 horas. Rio Paquequer transbordou na noite de quinta em Teresópolis.

20 fev 2020 - 22h42
Compartilhar
Exibir comentários

Com o calor intenso sobre o estado do Rio de Janeiro, nuvens muito carregadas cresceram sobre algumas áreas da região serrana fluminense e provocaram chuva muito forte. As áreas de chuva não atuaram de forma generalizada, mas caíram muito forte sobre Teresópolis.

Em Teresópolis, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia Desta - registrou 106,8 mm em apenas 2 horas, entre 18 horas e 20 horas, na região do Parque Nacional. O INEA - Instituto Estadual do Ambiente registrou 87,2 mm em 1 hora (entre 20 horas e 21 horas) sobre o rio Paquequer, na região de Comari, e o rio transbordou. Por volta das 20 horas desta quinta-feira, 20, o nível do rio atingiu a marca de 4,05 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 3,80 metros. Às 21h15, o nível do rio já havia baixado para 3,66 metros.

A forte área de chuva que passou sobre Teresópolis perdeu força e avançou para a região de Nova Friburgo, mas até por volta das 21h30 não havia chuva intensa que pudesse causar transtornos.

Risco de temporal nesta sexta

Uma frente fria avança pelo litoral do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, e estimula fortes áreas de instabilidade sobre o estado a partir da tarde.

Toda a região serrana fluminense fica sujeita a temporais na tarde e noite desta sexta-feira, 21. Mas desta vez, a chuva poderá cair forte em vários municípios, podendo voltar a chover forte também em Teresópolis.  Há risco de novos transbordamentos de rios e de deslizamentos.

Durante o sábado, o tempo permanece instável e há risco de chuva moderada a forte.

O domingo será com predomínio de céu nublado, mas com chuva fraca a no máximo com moderada intensidade.

Temperatura

A sexta-feira ainda será abafada nas cidades serranas do estado do Rio, mas a população vai sentir uma forte queda no sábado. O fim de semana de semana do Carnaval será com temperatura amena e até com sensação de friozinho em algumas horas.

Fevereiro com muita chuva na serra do RJ

A região serrana do estado do Rio de Janeiro já acumulou muita chuva em fevereiro. Pelos cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - para o período entre 1981 a 2010, a média de chuva normal para fevereiro na região serrana fluminense varia de 125 mm a 175 mm.

O total de chuva acumulado em 21 dias em alguns municípios já superou muito a média de chuva normal para fevereiro (valores aproximados):

Teresópolis/Parque Nacional: 450 mm

Nova Friburgo/Salinas: 230 mm

Carmo: 140 mm

Petrópolis/Pico do Couto: 245 mm

Foto: Climatempo

Foto de Marli Kelly, Teresópolis (RJ)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade