PUBLICIDADE

Atenção para mais chuva no RJ

Região de Angra dos Reis recebeu quase 160 mm de chuva em apenas 24 horas

8 dez 2021 01h24
| atualizado às 03h04
ver comentários
Publicidade

Foto: Rio de Janeiro (RJ), por Carolina Pinheiro

Esta quarta-feira ainda é de atenção para chuva volumosa em vários locais do Estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio. Segundo dados do Alerta-Rio choveu de 40 mm a 65 mm em vários bairros da cidade do Rio durante esta terça-feira. O Cemaden registrou quase 160 mm de chuva em áreas de Angra dos Reis, em 24 horas

A presença de uma área de baixa pressão atmosférica na costa fluminense, e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, provocam uma grande concentração de umidade sobre o estado do Rio de Janeiro. 

O acúmulo de umidade persiste nesta quarta-feira, mantendo todas as regiões fluminense com grande quantidade de nuvens e chuva frequente.

Todo o estado do Rio de Janeiro está sujeito a chuva forte nesta quarta-feira. A chuva frequente pode causar transtornos para a população. 

Na região da Costa Verde, a situação é de atenção, com o aumento do risco para queda de barreiras, após o grande volume de chuva acumulado nesta terça-feira, que superou 100 milímetros em 24 horas.

Atenção para chuva forte também na região serrana fluminense e no Grande Rio.

 

Volumes de chuva

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo Alerta Rio entre 2h do dia 7 e 2 h do dia 8 de dezembro de 2021

Alto da Boa Vista: 63,2 mm

Tijuca/Muda: 62,2 mm

Est. Grajaú/Jacarepaguá: 56,0 mm

Grande Méier: 48,2 mm

Tijuca: 47,6 mm

Rocinha: 47,2 mm

Sepetiba: 46,6 mm

Barra/Barrinha: 45,4 mm

Anchieta: 44,8 mm

Urca: 43,2 mm

São Cristóvão: 42,2 mm

Grajaú: 41,2 mm

Jardim Botânico: 40,8 mm

Bangu: 40,6 mm

Volume de chuva elevados no RJ de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - entre 2h do dia 7 e 2h de 8 de dezembro de 2021

Angra dos Reis/Sertão de Mambucaba: 139,5 mm

Itaguaí/Santa Candida: 135,6 mm

Queimados/Parque Palmeiras: 99,66 mm

Japeri/E.M. Teófilo Cunha:84,2 mm

Seropédica: 71,4 mm

Parati: 70,4 mm

Teresópolis/Parque Nacional: 53,8 mm

Silva Jardim: 42,2 mm

Chuva diminui na quinta-feira

Durante a quinta-feira, 9 de dezembro, as áreas de instabilidade começam a enfraquecer sobre o estado do Rio de Janeiro. A previsão é de que o sol apareça pelo interior do estado, ainda entre muitas nuvens, mas não deve chover.

O Grande Rio e todo o litoral fluminense ainda terão pancadas de chuva a qualquer hora e ventos moderados a fortes, com até 65 Km por hora.

Na sexta-feira, a região Serrana e o Norte/Noroeste fluminenses ainda terão pancadas de chuva, mas com períodos de sol.

No Grande Rio e nas outras áreas fluminenses, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove mais. A temperatura vai subindo gradualmente até a sexta-feira.

No fim de semana, as áreas de instabilidade enfraquecem bastante no estado do Rio de Janeiro, o sol fica forte faz bastante calor. Não há previsão de chuva para o sábado, mas pancadas de chuva devem voltar a acontecer no interior do estado a partir da tarde do domingo.

Climatempo
Publicidade
Publicidade