PUBLICIDADE

Climatempo

Atenção para aumento da chuva em SP, RJ e MG nesta terça-feira

Risco de chuva forte aumenta também para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte

10 fev 2020 - 22h33
Compartilhar
Exibir comentários

No decorrer da madrugada desta terça-feira, 11 de fevereiro de 2020, a circulação de ventos entre a superfície e a média atmosfera (em torno de 5 km de altitude) vai estimular um novo aumento das áreas de instabilidade sobre os estados de São Paulo, Sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira e no estado do Rio de Janeiro. 

A chuva deve voltar a se espalhar sobre estas regiões, inclusive sobre muitas áreas do Grande Rio e da Grande São Paulo atingindo também as capitais Rio de Janeiro e São Paulo.

No caso da Grande São Paulo, não há expectativa de que volte a chover forte e de maneira tão ampla como foi na madrugada desta segunda-feira, dia 10. Porém, a situação é um pouco preocupante porque a chuva extrema da madrugada passada deixou os rios com níveis muito elevados e o solo encharcado. Assim, com estas condições, não se pode descartar que se formem novos alagamentos e até ocorra algum novo transbordamento de rio. Na Grande São Paulo, a chuva pode ser moderada pela manhã e vai enfraquecendo à tarde.

Atenção com chuva volumosa também na manhã e parte da tarde no litoral norte de São Paulo, na Mantiqueira e no Vale do Paraíba.

No caso do estado do Rio de Janeiro, a chuva deve começar a aumentar na madrugada desta terça-feira no centro-sul fluminense, incluindo o Grande Rio, região de Paraty/Angra dos Reis e a região Serrana. Mas pela manhã e tarde, risco o de chuva moderada a forte persiste e vale para todo o estado do Rio de Janeiro.

Para Minas Gerais a preocupação é com o aumento da chuva no centro-sul mineiro, incluindo a Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas e a Zona da Mata. 

Estas regiões já podem ter chuva moderada a forte em alguns momentos na madrugada desta terça-feira, 11. Porém, o risco de chuva forte é maior e um maior número de áreas  no decorrer da manhã e da tarde da terça-feira. 

Foto: Climatempo

Foto de Abner Rodrigues, Andradas (MG)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade