PUBLICIDADE

Climatempo

Atenção com o aumento da chuva em Salvador

Capital baiana já teve vários eventos de chuva forte em abril e total de precipitação acumulado no mês já está muito próximo da média histórica

29 abr 2021 - 07h47
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Salvador (BA), por Marli Cabral

#fotografeotempo e compartilhe com a Climatempo como está o tempo na sua cidade! Envie sua foto

A recente passagem de uma frente fria pelo extremo sul da Bahia intensificou os ventos ao longo do litoral baiano. O aumento da infiltração de umidade facilita a formação de nuvens carregadas e o aumento da chuva. A região de Salvador já teve vários eventos de chuva forte durante o mês de abril que causaram transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Chuva de abril muito perto da média

Segundo dados do Instituto Nacional de meteorologia, do dia primeiro até 9 horas da manhã do dia 28 de abril, a estação meteorológica de Ondina havia acumulado 283,7 mm de chuva, valor muito próximo da média histórica de chuva para abril que é de aproximadamente 296 mm.

Aumento da infiltração marítima

Os últimos dias de abril e o começo de maio de 2021 são de muita atenção para o aumento da chuva na região de Salvador e também em outros locais do litoral baiano.

O aumento da infiltração de ar marítimo vai fazer com que mais nuvens carregadas cresçam pelo litoral baiano e com isso o risco de chuva forte e volumosa também aumenta.

Pelo menos até o próximo domingo, a região de Salvador fica em atenção para chuva frequente e que poderá ser moderada a forte em alguns momentos 

Durante a quarta-feira 28 de Abril, o INMET registrou 68 mm de chuva sobre Salvador, mas acumulados em apenas 4 horas. 

Risco de chuva forte no Nordeste

Nesta quinta-feira, 29 de abril, há condições para pancadas de chuva sobre quase todo o Nordeste. Só não deve chover no Vale do São Francisco e no Oeste da Bahia. Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer em vários locais do interior do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba, no Ceará, norte do Piauí e norte do Maranhão.

Leia também

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade